16 de janeiro de 2022

RESENHA: H.P. LOVECRAFT MEDO CLÁSSICO

 


H.P LOVECRAFT MEDO CLÁSSICO
Autor(a):  H.P. Lovecraft
Editora: Darkside Books

Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Stephen King, Neil Gaiman, Caitlín R. Kiernan, Ridley Scott, Sam Raimi, Alan Moore e muitos outros criadores seguem o mesmo líder. Se você também é um adorador do lado mais sombrio da literatura, junte-se ao culto a H.P. Lovecraft.Hoje em dia fica difícil imaginar a cultura pop sem a presença de Howard Phillips Lovecraft. Reconhecido como o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe, Lovecraft passou a vida desenvolvendo seres e universos fantásticos. Assim como Tolkien, ele criou sua própria mitologia com deuses e entidades ancestrais.Seu terror cósmico, onde o bem e o mal independem de carma ou moralidade, influenciou muitos dos livros, filmes, bandas e games que a gente tanto ama. De Evil Dead a Re-Animator, de Alien aos zumbis de George Romero, das músicas do Metallica às capas do Iron Maiden, das partidas de Alone in the Dark ao Asilo Arkham de Batman... os exemplos de adaptações e inspirações são incontáveis, a ponto de “lovecraftiano” ser considerado um estilo.A primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia não poderia comemorar cinco anos de estrada sem o mestre dos mestres em sua casa.  
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro H.P Lovecraft - Medo clássico lançado pela editora Darkside Books. O livro é de autoria de H.P. Lovecraft e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


O terror cósmico de H.P. Lovecraft sempre me deixou curioso, afinal, nunca tinha lido nada do autor e só conhecia alguns de seus contos por conta das inúmeras referências que eles tem na cultura pop atual. Foi com essa curiosidade que me aventurei na mais completa reunião de contos do autor até então, compiladas nessas edições impecáveis da Darkside Books.



O horror está presente da escrita do autor, isso é perceptível conforme vamos lendo... Mas não sabemos direito o motivo daquilo ser assustador! Por quê? Pois bem, todos os contos presentes nesse livro tem um narrador-personagem, ou seja, parece que estamos lendo um relato de algum personagem fictício criado por Lovecraft, a maioria deles se dão por cientistas ou professores... Enfim, todos eles parecem passar por uma experiência traumatizante ao encontrar criaturas desconhecidas pelo ser humano. 


Encontrando criaturas ou então indícios de sua existência, Lovecraft cria sua mitologia baseada em argumentos muitos "racionais", seus personagens são bem inteligentes e tentam ao máximo compreender se aquilo que estão vendo realmente é possível, isso atribui em muito pras histórias porque tornam elas muito mais verossímeis. 




No geral, aproveitamos muito a leitura desses contos, entre os meus preferidos estão: Dagon, A cidade sem nome e Herbert West: Reanimator. Esses contos serviram como uma introdução ao universo Lovecraftiano para muitos, inclusive para mim!  

Sei que a fórmula de horror criado por Lovecraft foi muito repetida na literatura e serviu de inspiração para muitos autores contemporâneos (como Stephen King, por exemplo). E ao ler os primeiros contos de H.P. eu consigo entender o porquê disso. 

Uma das primeiras coisas que eu senti ao ler Dagon (que narra a história de um homem que após um naufrago, percorre o território de uma ilha em busca de salvação, mas acaba encontrando uma criatura antiga tão assustadora que seria melhor o personagem ter morrido em alto mar), pude sentir a agonia que o personagem sentiu ao encontrar o horror da criatura mitológica.

A narrativa acontece no formato de um relato, onde o personagem vai contando em primeira pessoa sua experiência macabra, isso faz com que a sensação de desespero aumente ainda mais! Já no conto "A cidade sem nome", o formato de narrativa se repete, e aqui questões como claustrofobia são utilizados de forma genial pelo autor. 

Pretendo trazer mais alguns posts abordando esses exemplares fenomenais da Darkside Books! Elas contam com um acabamento em capa dura, além de uma arte magnífica que brilha no escuro (na minha edição),


Além dessas edições das fotos, a Cosmic Edition, temos também a outra, intitulada Myskatonic, que também é belíssima! Para conferir mais detalhes sobre cada uma das edições é só entrar no site oficial deles! Mas e aí, me digam se vocês já leram algo do autor aí nos comentários!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!