.

RESENHA: QUERIDO EVAN HANSEN

10 de janeiro de 2022

 


QUERIDO EVAN HANSEN
Autor(a):  Val Emmich, Steven Levenson & Benj Pasek
Editora: Seguinte

Páginas: 336
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma. Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira. Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter? Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Querido Evan Hansen lançado pela editora Seguinte. O livro é de autoria de Val Emmich, Steven Levenson & Benj Pasek e a resenha foi escrita por Leonardo Santos





Inspirado no musical da broadway, "Querido Evan Hansen" nós conhecemos o protagonista que dá nome a obra, um menino tímido e com algumas fobias sociais que, em uma tentativa de fazer novos amigos, é recomendado que escreva cartas para si próprio. Cartas essas com questionamentos pessoas do próprio Evan e também ideias motivadoras, que o ajude a vencer esses obstáculos 

Uma dessas cartas, no entanto, caí em posse de Connor Murphy, um dos valentões do colégio; o que acontece em seguida é um choque pra todos daquela comunidade: Connor comete suicídio, e no meio de suas coisas é encontrada a carta de Hansen, nisso, todos passam a acreditar que os dois eram melhores amigos. 


Preso na mentira, Evan precisa lidar com toda a atenção que está recebendo e uma forma de contornar toda a situação (e a mentira) que cresce cada vez mais. 

Pra começar eu preciso dizer que sou viciado em musicais da Broadway, logo, já ouvi Dear Evan Hansen várias vezes e fiquei extremamente animado para ler a adaptação da peça! O livro em si peca em alguns fatores, isso porque seu formato original funciona bem como um musical, e qualquer adaptação dele é um jogo de ganhas e perdas, mas o livro também tem seus potenciais. 

O que eu mais gosto na peça é como ela consegue trazer assuntos intensos, tais como depressão, suicídio e saúde mental, de uma forma mais "leve" e bem emocionante,bom, o livro também trás esses assuntos de uma forma bem consciente, mas por não ter as músicas envolvidas, acredito que o brilho emocional do livro não seja tão intenso. 



Já com relação ao enredo em si, ele funciona muito bem sozinho e pode ser lido como uma história isolada da peça e do filme, (o filme eu ainda não vi, porém estou ansioso), de qualquer maneira, ler esse livro (que possui uma escrita bem fluída) acabou sendo uma ótima experiência que fez me apaixonar ainda mais por todo o plot dessa história! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: O RETRATO DE DORIAN GRAY

NOVIDADES PARA 2022

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels