19 de fevereiro de 2022

A CIDADE DE VAPOR: CONTOS REUNIDOS

 


A CIDADE DE VAPOR: CONTOS REUNIDOS
Autor(a):  Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma

 Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

A cidade de vapor reúne todos os contos de Carlos Ruiz Zafón. Pensado pelo autor como uma verdadeira homenagem aos leitores que o acompanharam ao longo da série iniciada com A sombra do vento, este livro contém todo o mistério, o terror, a magia e a fascinação que sempre permearam suas histórias. Um livro emocionante, do qual ecoa a magia de um escritor ainda capaz de nos fazer sonhar, A cidade de vapor é um passeio pelos temas, lugares e personagens do universo literário da série O Cemitério dos Livros Esquecidos. Criativos e envolventes, os contos aqui reunidos trazem à vida personagens conhecidos e novos, todos carregando a melancolia e a beleza da escrita de Zafón, e nos convidam a entrar em seu mundo onírico e em sua cidade de névoa.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A cidade de vapor: contos reunidos lançado pela editora Companhia das Letras. O livro é de autoria de Carlos Ruiz Zafón e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Uma das coisas que eu mais gosto na escrita de Zafón (dos poucos livros dele que li), é de como o autor demonstra sua paixão pela literatura através de sua escrita. Seja utilizando recursos de metalinguagem para falar sobre o processo de escrita ou até mesmo de leitura, é impossível não se apaixonar pela forma como ele tece sua narrativa. 

Li "A Sombra do Vento" alguns anos atrás e fiquei encantado pelo Cemitério dos Livros Esquecidos e toda a construção de um mundo feito por Zafón, Depois de ler esse livro, não tive mais muito contato com o autor, bem... até agora!

A cidade de Vapor reúne uma coleção de contos do autor que se passam no mundo tão amado por milhares de leitores. É incrível a força da palavra do autor, que reuniu fãs ao redor do mundo! E essa coletânea tem em si uma importância gigante, já que é um dos últimos trabalhos (conhecidos, ao menos) do autor, que faleceu recentemente. 

Os contos nada mais são do que onze pequenas histórias que despertam grandes sentimentos, o que eu mais apreciei nesses enredos foi a forma como eles se interligam a quadrilogia de Zafón, seja na construção do cemitério dos livros ou então o passado de alguns descendentes dos personagens principais que tomam as páginas de uma de suas maiores obras!

É fato que Zafón é um dos maiores escritores do mundo. O espanhol só perde para Miguel de Cervantes em questão de autor espanhol com mais cópias comercializadas na história! E tanto sucesso não é à toa! 

O mais legal é que caso você não tenha lido nada do autor ainda, começar por "A cidade de vapor" pode ser uma ótima ideia! Até porque como esse livro explora a origem de vários pontos vistos em "A sombra do vento", você pode ter mais imersão ao começar a quadrilogia depois de ler estes contos!

Por fim, esse livro me deixou extremamente animado para voltar a ler Zafón, coisa que pretendo fazer imediatamente! 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!