26 de fevereiro de 2022

RESENHA: CONTOS REUNIDOS DO MESTRE DO HORROR CÓSMICO

CONTOS REUNIDOS DO MESTRE DO HORROR CÓSMICO
Autor(a): H.P. Lovecraft
Editora: Sebo Clepsidra

Páginas: 608
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Contos reunidos do mestre do horror cósmico (segunda edição revista e ampliada) recolhe pela primeira vez em língua portuguesa o cerne da produção lovecraftiana: a narrativa curta completa, composta de todos os contos à exceção das novelas, noveletas e romances breves, de seus escritos como ghostwriter e das histórias de autoria compartilhada. Para traçar um panorama coerente da opera lovecraftiana, as 61 histórias foram divididas em blocos temáticos e anotadas. A organização apresenta vasto apêndice contendo ensaio biográfico, ensaios críticos, iconografia, filmografia, bestiário, poesia, cartas, cronologia e bibliografia elaborados pelos principais estudiosos brasileiros do autor. A introdução e a supervisão editorial são de S.T. Joshi, o maior especialista da atualidade na vida e na obra de Lovecraft. 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos reunidos do mestre do horror cósmico, lançado pelo Sebo Clepsidra e pela editora Ex MachinaO livro é de autoria de H.P. Lovecraft, tem tradução de Francisco Innocencio.


 O terror cósmico de H.P. Lovecraft sempre me deixou curioso, afinal, nunca tinha lido nada do autor e só conhecia alguns de seus contos por conta das inúmeras referências que eles tem na cultura pop atual. Foi com essa curiosidade que me aventurei na mais completa reunião de contos do autor até então, compiladas nessa edição IMPECÁVEL da editora Ex Machina. 



O horror está presente da escrita do autor, isso é perceptível conforme vamos lendo... Mas não sabemos direito o motivo daquilo ser assustador! Por quê? Pois bem, todos os contos presentes nesse livro tem um narrador-personagem, ou seja, parece que estamos lendo um relato de algum personagem fictício criado por Lovecraft, a maioria deles se dão por cientistas ou professores... Enfim, todos eles parecem passar por uma experiência traumatizante ao encontrar criaturas desconhecidas pelo ser humano. 


Encontrando criaturas ou então indícios de sua existência, Lovecraft cria sua mitologia baseada em argumentos muitos "racionais", seus personagens são bem inteligentes e tentam ao máximo compreender se aquilo que estão vendo realmente é possível, isso atribui em muito pras histórias porque tornam elas muito mais verossímeis. 

No geral, aproveitamos muito a leitura desses contos, entre os meus preferidos estão: Dagon, A cidade sem nome e Herbert West: Reanimator. Esses contos serviram como uma introdução ao universo Lovecraftiano para muitos, inclusive para mim!  

Sei que a fórmula de horror criado por Lovecraft foi muito repetida na literatura e serviu de inspiração para muitos autores contemporâneos (como Stephen King, por exemplo). E ao ler os primeiros contos de H.P. eu consigo entender o porquê disso. 

Uma das primeiras coisas que eu senti ao ler Dagon (que narra a história de um homem que após um naufrago, percorre o território de uma ilha em busca de salvação, mas acaba encontrando uma criatura antiga tão assustadora que seria melhor o personagem ter morrido em alto mar), pude sentir a agonia que o personagem sentiu ao encontrar o horror da criatura mitológica.


A narrativa acontece no formato de um relato, onde o personagem vai contando em primeira pessoa sua experiência macabra, isso faz com que a sensação de desespero aumente ainda mais! Já no conto "A cidade sem nome", o formato de narrativa se repete, e aqui questões como claustrofobia são utilizados de forma genial pelo autor. 


Pretendo trazer mais alguns posts abordando esse exemplar fenomenal concedido pelo Sebo Clepsidra, até lá me digam se vocês já leram algo do autor aí nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!