Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Em fogo alto lançado pela editora Nacional. O livro é de autoria de Elizabeth Acevedo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos
Emoni está prestes a se formar no ensino médio, e como boa parte das pessoas dessa idade, enfrenta muitas incertezas com relação ao seu futuro. Entre algumas coisas da qual Emoni ama fazer, cuidar de sua pequena filha de dois anos (da qual chama carinhosamente de Nenezinha) e passar um tempo com sua abuela, Glória, estão no topo da lista. E ah, cozinhar.
Emoni, entre tudo, ama cozinhar. E parece ter um talento nato para tal, além de passar horas estudando sobre a arte da culinária, e, acima de tudo, testando novos sabores e pratos através de sua curiosidade extremamente aguçada, a garota parece seguir uma trilha que pode dar em uma carreira brilhante (mesmo que não saiba disso no momento).
Mesmo com uma rotina regrada, já que além de estudar a menina precisa cuidar de sua família e ajudar nas finanças de casa, Emoni fica sabendo que sua escola começa uma oficina de culinária, e com ela a jovem latina começa a ampliar seus horizontes. Como se não fosse o suficiente, um novo rapaz entra na escola e desperta o interesse de Emoni.
Bom, essa é a minha segunda leitura de um livro da Elizabeth Acevedo, li "Agora que ele se foi" faz pouco tempo e gostei muito da leitura, por mais que ela tenha sido bem diferente das outras que já fiz. No "Em fogo alto" a narrativa é em prosa, e Acevedo trabalha com diversos elementos importantes em sua história.
Eu estou amando ler essas histórias em que a autora consegue trabalhar diversos temas importantes em sua narrativade uma forma leve, que não tire a fluidez do texto. Emoni é uma jovem mãe latina em uma sociedade que não oferece nenhum suporte para ela, mas mesmo assim Emoni luta para que seus sonhos se tornem reais e ao mesmo tempo denuncia como o sistema é injusto com aqueles que precisam dele.
Já a magia do livro está na forma como a culinária é tratada, confesso que terminei a leitura com água na boca e muito entusiasmado de conhecer mais o mundo da gastronomia. Tudo nesse livro é mágico e se encaixa muito bem, logo, nem preciso dizer que amei essa leitura!