17 de março de 2022

RESENHA: FANTASMAGORIANA

 


FANTASMAGORIANA
Editora: Vários autores 
Páginas: 328
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link

A antologia francesa Fantasmagoriana (1812) foi compilada pelo marselhês Jean-Baptiste Benoît Eyriès como uma amostra da prosa alemã de temática fantasmagórica. Seu escopo inclui oito narrativas publicadas por quatro diferentes autores, oferecendo um panorama comprometido em cobrir a diversidade dessa tradição. Além do valor intrínseco dos contos e novelas reunidos neste volume, é necessário frisar também seu valor histórico: foi justamente esta antologia que Lord Byron, Mary e Percy Shelley, John William Polidori e Claire Clairmont leram coletivamente em 1816, o que resultou no concurso informal que originou o conto “O Vampiro” e o romance Frankenstein.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fantasmagoriana lançado pela editora Clepsidra. O livro é uma antologia de vários autores e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Em uma noite chuvosa no pequeno vilarejo de Villa Diodati, alguns escritores se reúnem para conversar e compartilhar experiências literárias. Esse autores são Lord Byron, Percy Shelley, Mary Shelley, John William Polidori e Claire Clairmon... Bom, algum desses nomes você deve conhecer, principalmente o de Mary Shelley, mas caso não esteja se recordando, ela é nada mais nada menos do que a escritora de Frankenstein. 

Naquela noite, um desafio foi proposto. Os autores promoveram "uma leitura coletiva de seus contos durante uma noite tempestuosa na Villa Diodati, casarão suíço no qual se reuniram por diversas vezes no ano de 1816. Inspirados pela leitura, os convivas participaram de um concurso proposto por Byron, para o qual deveriam escrever seus próprios contos de horror gótico. Foi desse notório concurso que surgiram o fragmento de Byron que Polidori transformou no conto "O Vampiro" (1819) e os primeiros esboços do romance Frankenstein (1818), de Mary Shelley. Ou seja, os dois grandes monstros do século XIX têm sua gênese profundamente ligada a essa antologia."

Impressionante, não é? Pois bem, essa noite já foi muito comentada por quem gosta do gênero horror gótico, e inclusive adaptada para um episódio da série Doctor Who! O resultado literário, conforme já citado, foi gigante! E agora nós podemos conferir os contos que inspiraram alguns dos maiores nomes da literatura em uma tradução especial e  uma edição incrivelmente assustadora do Sebo Clepsidra em parceria com a editora Aetia. Pertencente a série "Imaginário Gótico", é impossível não se apaixonar e temer os contos narrados nessa compilação. 

De origem alemã, os contos foram selecionados pelo crítico Jean Baptiste em 1812, e agora chega em nossa mão com uma tradução muito bem feita e completa. 

Entre quartos amaldiçoados e visões terríveis do futuro, os contos exaltados nesse livro trazem o melhor do gênero, e ao terminá-los é possível entender o porquê deles terem inspirado tanto os nossos queridos autores! Além disso, a edição traz também uma série de textos adicionais que complementam ainda mais a nossa leitura! Ideal para quem quer se aventurar no gênero mas não sabe por onde começar, fica aqui minha indicação para conhecer a série Imaginário Gótico! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!