6 de abril de 2022

RESENHA: OS ABISMOS

 


OS ABISMOS
Editora: Pilar Quintana
Páginas: 176
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link

A pequena Samaa vive em um mundo que poderá ser o nosso em alguns anos: a vida na face da Terra desapareceu quase que totalmente e a areia devorou tudo. As pessoas, agora nômades, caçam as últimas árvores e vendem a madeira para sobreviver. Samaa também gostaria de caçar árvores, mas é impedida por este ser um trabalho considerado masculino. Um dia, porém, ela decide desobedecer às ordens dos mais velhos e secretamente seguir os caçadores até o deserto, onde descobre que longe de casa tudo é diferente. Ao se perder dos homens, a menina vai de encontro àquilo que pode mudar o destino de sua tribo para sempre. Tendo como cenário um tempo futuro, em que observamos o declínio do planeta devido as consequências do aquecimento global e do uso desenfreado dos recursos da Terra, A caçadora de árvores traz lições sobre a importância da vida e a preservação do meio ambiente, tudo isso envolto em uma narrativa bela e contemplativa.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os abismos lançado pelo Clube Intrínsecos de Março. O livro é de autoria de Pilar Quintana  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


Claudia mora em um apartamento que mais parece uma selva. Menina de apenas seis anos, ela já está acostumada com as plantas cercando-a de todos os cantos possíveis, o que Claudia não se acostuma (ou sequer entender) é a sua mãe - e a relação dela com seu pai. 

A mãe de Cláudia é um enigma para a própria filha. Às vezes ela parece estar feliz, mas boa parte do tempo sua mãe está apática, indiferente e até mesmo com um rosto choroso. A mãe de Cláudia culpa essas características pela alergia que tem, que a faz ficar daquela maneira; e também aos antialérgicos que toma, do qual dão alguns efeitos colaterais (entre eles o sono intenso).

A mãe de Cláudia, no entanto, parece desenvolver um interesse mórbido pelas notícias de suicídio que cercam a mídia e as personalidades das quais ela costuma ler nas revistas semanais que acompanha. Aos poucos essas ideias vão entrando na mente da jovem filha, que procura entender o porquê de sua mãe estar assim e o porquê da relação dela com seu pai estar tão sensibilizada. 

Em um mar de abismos e precipícios, a família de Cláudia tenta sobreviver aos próprios demônios internos que nos assolam todos os dias. 

Quando o livro do Clube Intrínsecos de Março foi anunciado como um bom drama que poderia agradar os fãs de Elena Ferrante, logo fiquei interessado. Não li tudo o que eu queria de Ferrante, mas sou apaixonante por "A vida mentirosa dos adultos" e a série "A amiga genial". Bem, "Os Abismos" traz uma protagonista criança, e o mundo deste livro é narrado através de sua perspectiva. 

É a partir daí que eu comecei a gostar do livro, em ver como  a autora consegue trazer conflitos tão pesados e melancólicos (tais como a depressão, a maternidade e o suicídio) na visão de uma garota que não entende ainda a gravidade desses fatores. O uso de metáforas para indicar o estado mental da mãe de Cláudia, por exemplo, assim como uma crise no relacionamento de seus pais por conta de uma traição podem ser vistos e sentidos através de Cláudia, e esse é um dos triunfos do livro. 

Por mais que esses pontos positivos sejam bem marcantes na leitura, muitas vezes durante a narrativa eu esperava que houvesse um aprofundamento maior daquela história, que ronda e algumas vezes parece não chegar em um ponto específico, talvez essa tenha sido apenas a minha experiência, mas de qualquer forma a leitura é sim fluída, só achei que poderia ser mais intensa em alguns outros pontos. 

De resto, eu gostei da história. Esperava mais? Ou algo diferente? Talvez! Mas de qualquer forma a leitura é uma boa pedida para aqueles que gostem de um drama que narra uma família disfuncional e cheia de abismos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!