15 de junho de 2022

RESENHA: A FILHA PERDIDA



A FILHA PERDIDA 
Autor(a):  Elena Ferrante
Editora: Intrínseca 

Páginas: 176
Ano de publicação: 2016
Compre através deste link.

Lançado originalmente em 2006 e ainda inédito no Brasil, o terceiro romance da autora que se consagrou por sua série napolitana acompanha os sentimentos conflitantes de uma professora universitária de meia-idade, Leda, que, aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta toda a sua atenção para uma ruidosa família de napolitanos, em especial para Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada pelos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece perfeitamente à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida — e de segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A filha perdida lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Elena Ferrante e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Leda é uma professora universitária que teve uma série de mudanças na sua vida após a independência de suas duas filhas. Agora, Leda possui um tempo livre que até então não usufruía, e com ele uma série de reflexões a respeito do próprio papel de mãe que Leda teve em sua vida e sobre o tipo de mãe que foi pra suas filhas. 

Procurando um descanso de tudo isso, Leda decide viajar para o litoral durante um final de semana, onde poderá desfrutar de uma boa leitura e alguns dias na beira mar. Ao chegar lá, no entanto, Leda se vê fascinada pela família de napolitanos que compartilha a mesma praia que ela, em especial por uma jovem mãe chamada Nina. 

Todos os dias, ao chegar na praia, Leda logo vira o pescoço para analisar a Nina e sua pequena filha, que brinca com uma boneca. A relação de Nina com sua filha faz Leda voltar anos atrás, quando ela mesma era uma mãe iniciante. 

Após uma tempestade cortar a rotina de todos ali da praia, fazendo-os sair as pressas, Leda encontra a boneca da filha de Nina na praia, e em uma refusa de devolver a boneca a menina, Leda mergulha em sua própria história em um retrato cru sobre uma mulher que se tornou mãe. 

Esse é meu segundo contato com a escrita de Ferrante, o primeiro livro que li da autora foi "A vida mentirosa dos adultos", que foi enviado pelo clube Intrínsecos e logo em seguida publicado pela editora. No primeiro livro, acabei gostando de diversos elementos da narrativa, mas achei ela um tanto longa e cansativa em algumas partes, aqui em "A filha perdida" nós não temos isso. 

A filha perdida é bem mais curto e já vai direto ao ponto. Uma coisa que eu amo na escrita da Elena é o fato de que ela é completamente única! Ao ler eu tive a impressão de estar lendo o relato de uma pessoa real, de tão cru e complexo que ele é. Imagino que muitas mães devam passar pelas sensações e experiências que são relatadas por Leda, mas têm medo de compartilhar essas ideias por serem "humanas" demais. 

A escrita da autora é bem digressiva, ou seja, em muitos momentos nós mergulhamos na mente de Leda... Suas memórias se fundem ao presente na narrativa e criam algo que, pelo visto, parece ser uma das características da autora. 

Impressionante, cru e muito humano. Eu amei a experiência que foi ler "A filha perdida" e mal posso esperar para ler outros livros dela. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!