18 de junho de 2022

RESENHA: HISTÓRIAS DE AMOR TALVEZ ESTRANHAS

 


HISTÓRIAS DE AMOR TALVEZ ESTRANHAS 
Autor(a):  Luiz Fernando Schmidt
Editora: Skull Editora 

Páginas: 432
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

O sino tilinta outra vez e quando pisco os olhos surpresa, Ela está sentada à minha frente, me avaliando com olhos verdes, verdes, verdes." A personagem misteriosa serve de ponto central para uma antologia de contos de fantasia adulta e horror, que exploram temas de saudade, luto e desejos secretos. As histórias de amor contadas nas páginas podem até parecer estranhas, mas são frutos da imaginação humana e não estão, de fato, tão longe da realidade. Cada conto apresenta um grupo distinto de personagens, com histórias que pertencem ao mesmo universo, dessa forma, a vida de cada um está fadada a se entrelaçar na vida do outro, todas ligadas de forma fantasiosa a misteriosa personagem.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Histórias de amor talvez estranhas lançado pela editora Skull Editora. O livro é de autoria de Luiz Fernando Schmidt e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"A morte é a surpresa já esperada. Estarrecedora e solitária, ainda assim, o único fato concreto da vida. Todos sabem: a morte chegará e ao chegar todos se sentem fracos e pequeninos, isso porque ninguém presta atenção em como o tempo discorre a vida."  Em uma antologia de contos que são, no mínimo, curiosos e pertubadores, "Histórias de amor talvez estranhas" se debruça em um mundo guiado por esse sentimento tão amplo que guia nossa humanidade. 

Sentimento de diversas vertentes, a abordagem que o autor Luiz Fernando Schmidt traz nesses treze contos são variados, mas a maioria conta com elementos sombrios relacionamentos a fantasia urbana adulta. Os personagens dessa história são puramente movidos pelo desejo e todas suas tentações e perigos. 

Logo no primeiro conto, intitulado "Coloque-me para dormir", temos uma personagem que é abordada por uma mulher enigmática que conhecemos apenas como "Ela", essa mulher faz uma proposta à protagonista: um trabalho "fácil" onde tudo que ela teria que fazer era cair no sono e deixar com que o regulador (cliente que contratou o serviço) mediasse esse "encontro" inconsciente. 

O que é feito nele? A personagem não sabe, e talvez perguntar-se a respeito disso possa trazer complicações severas a ela... Essa figura dos reguladores (e até mesmo da personagem que conhecemos como Ela) é bem frequente no decorrer das histórias, e conforme os contos vão progredindo, vamos conhecendo mais sobre essa espécie de culto ao desejo e sexo que se apresenta com tanta estranheza nas primeira páginas. 

O que me surpreendeu na leitura desses contos é a variedade da narrativa e estratégias de escrita do autor! O texto é bem polido e parece que estamos lendo contos de diferentes autores pois a variedade das histórias e da forma como elas são contadas é bem diversa (um ponto bem positivo). 

Enquanto temos essa história macabra da Bela Adormecida, temos em outro conto um personagem nostálgico que se lembra da sua primeira paixão (conto II); ou um casal que sofre problemas conjugais  e decide se aventurar em jornadas extremamente perigosas guiados pelo desejo (conto VI); até mesmo um congressista de leva uma vida libertina e acaba se envolvendo com algumas vampiras sanguinárias (conto X). 

Todas essas histórias são bem narradas e possuem suas peculiaridades, coisa que me surpreendeu muito durante a narrativa. Além disso, grande parte delas flerta com o sobrenatural (e algumas até utilizam disso como recurso narrativo), o que dá um tom ainda mais sombrio pra tudo isso! 

O tom sexual é estabelecido em diversos contos, que facilmente poderiam ser adaptados para arcos em séries como American Horror Story ou outros da mesma temática, a forma como o autor sai do lugar comum para nos guiar até uma mescla de excitação e espanto é extraordinária! Por isso fica minha indicação para quem está afim de desbravar um mundo onde nem toda história de amor é fofa e delicada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!