18 de junho de 2022

RESENHA: HISTÓRIAS DE AMOR TALVEZ ESTRANHAS

 


HISTÓRIAS DE AMOR TALVEZ ESTRANHAS 
Autor(a):  Luiz Fernando Schmidt
Editora: Skull Editora 

Páginas: 432
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

O sino tilinta outra vez e quando pisco os olhos surpresa, Ela está sentada à minha frente, me avaliando com olhos verdes, verdes, verdes." A personagem misteriosa serve de ponto central para uma antologia de contos de fantasia adulta e horror, que exploram temas de saudade, luto e desejos secretos. As histórias de amor contadas nas páginas podem até parecer estranhas, mas são frutos da imaginação humana e não estão, de fato, tão longe da realidade. Cada conto apresenta um grupo distinto de personagens, com histórias que pertencem ao mesmo universo, dessa forma, a vida de cada um está fadada a se entrelaçar na vida do outro, todas ligadas de forma fantasiosa a misteriosa personagem.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Histórias de amor talvez estranhas lançado pela editora Skull Editora. O livro é de autoria de Luiz Fernando Schmidt e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"A morte é a surpresa já esperada. Estarrecedora e solitária, ainda assim, o único fato concreto da vida. Todos sabem: a morte chegará e ao chegar todos se sentem fracos e pequeninos, isso porque ninguém presta atenção em como o tempo discorre a vida."  Em uma antologia de contos que são, no mínimo, curiosos e pertubadores, "Histórias de amor talvez estranhas" se debruça em um mundo guiado por esse sentimento tão amplo que guia nossa humanidade. 

Sentimento de diversas vertentes, a abordagem que o autor Luiz Fernando Schmidt traz nesses treze contos são variados, mas a maioria conta com elementos sombrios relacionamentos a fantasia urbana adulta. Os personagens dessa história são puramente movidos pelo desejo e todas suas tentações e perigos. 

Logo no primeiro conto, intitulado "Coloque-me para dormir", temos uma personagem que é abordada por uma mulher enigmática que conhecemos apenas como "Ela", essa mulher faz uma proposta à protagonista: um trabalho "fácil" onde tudo que ela teria que fazer era cair no sono e deixar com que o regulador (cliente que contratou o serviço) mediasse esse "encontro" inconsciente. 

O que é feito nele? A personagem não sabe, e talvez perguntar-se a respeito disso possa trazer complicações severas a ela... Essa figura dos reguladores (e até mesmo da personagem que conhecemos como Ela) é bem frequente no decorrer das histórias, e conforme os contos vão progredindo, vamos conhecendo mais sobre essa espécie de culto ao desejo e sexo que se apresenta com tanta estranheza nas primeira páginas. 

O que me surpreendeu na leitura desses contos é a variedade da narrativa e estratégias de escrita do autor! O texto é bem polido e parece que estamos lendo contos de diferentes autores pois a variedade das histórias e da forma como elas são contadas é bem diversa (um ponto bem positivo). 

Enquanto temos essa história macabra da Bela Adormecida, temos em outro conto um personagem nostálgico que se lembra da sua primeira paixão (conto II); ou um casal que sofre problemas conjugais  e decide se aventurar em jornadas extremamente perigosas guiados pelo desejo (conto VI); até mesmo um congressista de leva uma vida libertina e acaba se envolvendo com algumas vampiras sanguinárias (conto X). 

Todas essas histórias são bem narradas e possuem suas peculiaridades, coisa que me surpreendeu muito durante a narrativa. Além disso, grande parte delas flerta com o sobrenatural (e algumas até utilizam disso como recurso narrativo), o que dá um tom ainda mais sombrio pra tudo isso! 

O tom sexual é estabelecido em diversos contos, que facilmente poderiam ser adaptados para arcos em séries como American Horror Story ou outros da mesma temática, a forma como o autor sai do lugar comum para nos guiar até uma mescla de excitação e espanto é extraordinária! Por isso fica minha indicação para quem está afim de desbravar um mundo onde nem toda história de amor é fofa e delicada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!