20 de julho de 2022

RESENHA: ATENAS E O DESPERTAR DE UMA COROA

 


ATENAS E O DESPERTAR DE UMA COROA  
Autor(a):  Melissa Reis 
Editora: 

Páginas: 289
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Uma garota descobre através de um sonho que possui sangue real em uma sociedade dividida por classes. O planeta como chamamos de terra, agora somente há o que conhecemos como América do Sul no ano de 7004, nomeado como Gênesis. Vitória lutará a favor da extinção da guerra e da desigualdade social. Entre um príncipe e um plebeu, quem levará o coração dessa recente princesa? A Coroa ou a Rebelião? O que fazer em uma sociedade aristocrata onde o passado foi destruído terrivelmente e o futuro pertence as mudanças que uma garota pode fazer possuindo dons misteriosos.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Atenas e o despertar de uma coroa lançado de forma independente. O livro é de autoria de Melissa Reis e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Em uma espécie de futuro distópico, "Atena" se passa no ano de 7004. Depois de uma terceira e quarta guerra mundial, o modelo de sociedade vigente sofreu muitas mudanças, e agora, quase cinco mil anos depois do nosso presente, a monarquia voltou a ser constituída como centro do poder. 

Além disso, a sociedade da América do Sul é dividida em classidicações como em uma pirâmide social, no topo existem os alfas, e conforme essa pirâmide vai chegando na base, encontramos os Deltas, Epilson e os Zetas, responsáveis por tarefas mais campestres e de produção de alimentos. 

Nisso, conhecemos Vitória, uma menina que se integra a um grupo "menos importante" socialmente, e por isso passa seus dias em uma rotina pacata e de serventia. Até o momento em que Vitória descobre que seus pais guardavam um segredo, seu pai tem descendência real, e portanto, seus avós são reis e rainhas. 

Ainda tentando digerir essa nova realidade, Vitória parte então para conhecer seus avós, e ter uma série de ensinamentos e vivências que apenas a elite de Gênesis (nome do novo continente) possuí. Nisso, a garota de apenas quinze anos irá se meter em um mundo muito maior - e mais assustador - do que ela imaginou que conheceria. 

A partir dessa aventura distópica que me aventurei no meu primeiro contato com a escrita de Melissa Reis, e posso adiantar que o resultado foi extremamente positivo. O plot do livro já me fez lembrar de "Admirável mundo novo" (livro do qual gosto) onde a sociedade é dividida em hierarquias, isso ecoa bastante no livro, e principalmente na diferença que Vitória sente, visto que até o momento ela estava em um dos níveis mais baixos da hierarquia e agora está bem mais próxima do topo. 

Além disso, a fome e as constantes guerras tornam o cenário de "Atenas" muito verossímil e trágico, impossível não associar com a nossa realidade e um provável futuro da humanidade! 

A construção da personagem principal foi o que mais me agradou no livro. Vitória tem quinze anos mas é uma personagem muito madura e determinada, que rapidamente se mistura no novo meio que é atribuída a ela. Além de tudo, Vitória é esperta, o que é um grande alívio, pois a autora não subestima os próprios personagens e muito menos os leitores! 

Toda a ambientação é um ponto positivo no livro, Melissa realmente conseguiu criar um  mundo diferente dos diversos outros presentes na ficção, e ainda mais por trazer para mais perto da gente! Já com relação ao final, eu fiquei bem animado e mal posso esperar para sair o segundo volume! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "INTUIÇÃO: LIVRO 1 — PERDIÇÃO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Intuição: Livro I, Perdição, de Laion Okuda. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!