13 de julho de 2022

RESENHA: BOM VELHINHO


BOM VELHINHO
Autor(a):  Alan Santiago
Editora: Luva Editora 

Páginas: 194
Ano de publicação: 2019
Compre através deste link.

É Natal em Brasília. Como em qualquer grande cidade, várias pessoas se vestem de Papai Noel, contudo, para Britto, essa fantasia tem outro significado… dar vazão a sua perversão. Porém, nem mesmo ele poderia esperar fazer parte de uma trama muito maior, sendo um mero peão, manipulado por um homem ainda mais cruel e inteligente. Mas nada que o Bom Velhinho não pudesse acrescentar em sua lista de presentes.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Bom velhinho  lançado pela Luva Editora. O livro é de autoria de Alan Santiago a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Estamos em final de Outubro de 2012 em Brasília, e é nesse cenário que conhecemos Britto, um homem assombrado por diversos fantasmas que tenta viver sua vida, e para isso conta com a ajuda de seu psicoterapeuta chamado Maynard,  uma figura pragmática que, entre uma sessão e outra com Britto, acaba revelando que compartilha que ambos possuem muito em comum. 

Pra começar, ambos estão cansados daquela sociedade moderna, talvez mais que cansado - enojados, e precisam tomar alguma atitude contra o mundo pecaminhoso e impuro do qual vivem. Britto sabe que naquele mundo - e até mesmo em sua própria vizinhança - existem pessoas malvadas, que merecem pagar pelos seus atos, mas em um mundo onde a política, aos seus olhos, não faz nada, quem iria atribuir a justiça a eles? 

Nisso, uma oportunidade perfeita surge: Britto é contratado para trabalhar como papai noel, e motivado pelo seu terapeuta, o homem começa a praticar sua visão de justiça com as próprias mãos. A medida em que sua violência é espalhada pelo distrito federal, um pânico se cria nas manchetes de jornal, afinal existe um assassino cruel vestindo roupa de papai noel e matando as pessoas de modo extremamente gráfico e violento. 

Mas até que ponto Britto e seu psicoterapeuta, Maynard, irão conseguir manter essa relação instável sem se virar um contra o outro? 

Doentio. Não há outra forma de descrever os personagens dessa história macabra de Alan Santiago. Sabe aquele livro que você lê com o estômago revirando em diversas partes? Pois bem, "Bom Velhinho" é um deles, e acredito que esse seja um ponto positivo bem marcante do enredo. 

Isso porque o livro se propõe a ser isso: Macabra. Mas Santiago vai além do terror pelo terror e atribuí aos seus personagens uma série de críticas bem interessantes de serem feitas, como o fanatismo religioso, a misoginia, o preconceito e a ignorância podem facilmente passar de violências mentais para físicas. 

É difícil gostar de qualquer personagem dessa história, pois ela é crua e extremamente ácida, mas é impossível não admirar o trabalho do autor em evocar esses elementos de uma forma responsável, nos fazendo ver como o comportamento instável de Britto (e incentivado por Maynard) chega a um clímax fatal e bem sanguinário. 

O poder da manipulação aqui é evidente, e o final dessa história condiz com toda a tensão que foi estabelecida nas duzentas páginas da brutal existência (traumática) desse protagonista. A leitura, por mais que seja intensa, é fluída! Não indico esse livro a quem tem um estômago fraco, mas aqueles que já estão acostumados com um horror podem mergulhar fundo nesse conto de natal macabro!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!