15 de agosto de 2022

RESENHA: O SANTO DAS SOMBRAS

 
O SANTO DAS SOMBRAS
Autor(a):  Gareth Hanrahan
Editora: Trama

Páginas: 632
Ano de publicação: 2022

O Milagre das Sarjetas mudou a paisagem de Guerdon para sempre. Seis meses após ser conjurada, a labiríntica Cidade Refeita tornou-se um paraíso para criminosos e refugiados da Guerra dos Deuses. Circulam rumores de que há uma nova arma devastadora pelos subterrâneos ― uma arma que tem o poder de destruir até mesmo um deus. Enquanto Guerdon faz de tudo para manter a neutralidade, duas das mais poderosas facções da guerra enviam seus agentes para encontrá-la. As tensões aumentam e os exércitos se acumulam nas fronteiras, mas por quanto tempo Guerdon será capaz de manter seus inimigos a distância? Com a aclamada estreia de “A oração dos miseráveis”, Gareth Hanrahan introduziu um mundo de feiticeiros e ladrões, deuses caídos e magia perigosa. Agora, a aventura épica continua nesta emocionante sequência da série O Legado do Ferro Negro.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O santo das sombras lançado de pela editora TramaO livro é de autoria de Gareth Hanrahan resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

No segundo volume da série O Legado do Ferro Negro, nos aventuramos em uma Guerdon  pós-apocalíptica. Visto que a tentativa dos alquimistas em trazer os Deuses para o plano comum que foi impedida pelos nossos protagonistas, a cidade encontra-se em uma estado caótico.

Com o milagre das sarjetas, como ficou conhecido o evento catártico, Guerdon agora vive lotada de assassinos, espiões e ladrões que utilizam-se desse caos generalizado para benefício próprio. Em um cenário instável, as eleições se aproximam para a escolha de novos representantes, mas com uma das principais forças de poder (os alquimistas) exterminada e com uma guerra entre figuras divinas acontecendo no além-mar, como essa cidade poderá se reconstruir? 

Nos subterrâneos da cidade, no entanto, boatos surgem a respeito de uma arma poderosa o suficiente para matar um deus está escondida nos túneis escuros e secretos da cidade. Forças se mobilizam para encontrá-la. 

É no meio de tudo isso que mergulhamos em "O santos das sombras", segundo livro da série escrita por Gareth Hanrahan. Lembro que na resenha do primeiro volume eu falei muito bem da criatividade do autor em nos oferecer um cenário ímpar - mesmo que confuso - em sua narrativa, já no segundo volume eu ainda repito o que eu disse, mas em menor escala.

Como assim? Pois bem, Gareth continua a explorar a mitologia de seu universo, nesse segundo volume eu senti mais confiança e ousadia do autor em evoluir mais sua história de um ponto de vista geral, acredito que isso tenha sido porque ele não precisa mais introduzir tudo igual foi no primeiro volume, e isso é um ponto positivo de O santo das sombras, ele fluí melhor e de maneira mais dinâmica. 

Ainda assim eu fiquei confuso em alguns momentos, diversos personagens novos aparecem nesse capíulo da franquia, por isso é necessário uma atenção maior do leitor ao ler o livro, algo básico para gênero de alta fantasia. Até porque novos territórios são introduzidos nesse livros e aquele clima de "pequena aventura" do início do primeiro livro quase que desaparece por completo, aqui tudo é mais épico e de maior proporção. 

O plot político desse livro me agradou e MUITO. Amo uma intriga política que mistura um teco de realismo com magia e fantasia, por isso pude aproveitar em muito, até porque uma guerra entre deuses está cada vez mais próxima - e estou torcendo pra ela vir logo. 

De resto, acredito que o próximo volume será incrível - e muitos dizem que realmente é o melhor - até lá e esperar a Trama publicar ele aqui no Brasil, e pra quem ainda não leu, bora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!