5 de agosto de 2022

RESENHA: ZÉ CALABROS NA TERRA DOS CORNOS

 


ZÉ CALABROS NA TERRA DOS CORNOS
Autor(a):  Tiago Moreira 
Editora: Independente

Páginas: 654
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Entre a caatinga e o mar, a Cornália é uma terra hostil, governada por coronéis, ameaçada por cangaceiros e habitada por feras lendárias. É uma época de terror. O Rei do Cangaço se ergue no leste, isolando a região e espalhando violência em sua cruzada sangrenta. Porém, quando o errante Zé Calabros, cabra-macho do sertão, salva a vida de um náufrago misterioso, inicia-se uma travessia perigosa por essa terra fantástica. No caminho, nossos heróis insólitos — e também você, leitor — encontrarão engenhos terríveis, feiticeiros poderosos, monstros selvagens e bandidos cruéis. Esta é a jornada de Zé Calabros na Terra dos Cornos.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Zé Calabros na Terra dos Cornos lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Tiago Moreira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Há muito tempo através, um povo fugiu de um rei louco. Liderados por um guerreiro chamado Vatapá, esse grupo encontrou uma terra íngreme, localizada entre o serão e o litoral, ali eles decidiram ficar, mesmo com a hostilidade presente naquelas terras. Em contrapartida, o rei-louco isolou a área quase que completamente, e até hoje em dia uma das únicas formas de chegar ao local é passando por uma pequena passagem marítima. 

Em um mecanismo de defesa, os moradores dessa área passaram a utilizar chapéus com chifres para assustar forasteiros à distância, logo, aquela terra passou a se chamar Cornalha, a terra dos cornos. 

É a partir daí que conhecemos Zé Calabros, protagonista dessa história, desde sua infância traumática até sua fase adulta, onde Zé é conhecido e temido em diversas áreas da Cornalia. Suas aventuras são incontáveis, desde sua infância onde seu lar foi atacado por dragões e todos de sua família desapareceram, até suas aventuras com dois seres fantásticos. 

Em uma narrativa que combina os grandes feitos de aventuras épicas fantasiosas e diversos elementos da cultura brasileira, Zé Calabros na terra dos cornos foi uma das histórias mais criativas e interessantes que li nesse ano. Isso porque o autor consegue misturar todos esses elementos de uma forma extremamente coerente, e em nenhum momento duvidamos da lógica estabelecida dentro do próprio texto.

A Cornalia é um local dominado por coronéis, figuras de poder que exalam um senso de autoridade que já vimos em livros como "O auto da compadecida" e "O grande sertão", inclusive o próprio pai de Zé era um coronel, e é assim que o menino cresce até os dragões acabarem com a sua infância. 

O Zé do presente da narrativa é um personagem extremamente carismático e, em diversos momentos, engraçado. Acho que foi isso que deixou a leitura desse extenso livro (que conta com as suas seiscentas páginas) mais leve e fluído. O seu estilo "cabra irritado" e até mesmo ranriza que conquistou logo nas primeiras páginas. 

A força do protagonismo do Zé é tão forte que eu até estranhei quando entra Mara'iza, a protagonista feminina deste livro que se aventura na terra dos cornos com Zé. Mas não demorou muito para eu gostar de seu caráter teimoso e (também) irritante, o que torna a química dos dois personagens perfeita!

O autor tem um outro título, também disponível na Amazon, do qual eu lerei em seguida! Confesso que estou animado para ver como Tiago continuará a explorar esses elementos já evocados em "Zé Calabros na terra dos cornos" em uma outra história, mas até lá, leiam esse livro incrível! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!