.

RESENHA: 2084

26 de setembro de 2022

 


2084 
Autor(a): James Lawrence Powell
Editora: Sextante

Páginas: 240
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

O ano é 2084, e os efeitos do aquecimento global estão em toda parte. Nenhum país foi poupado. Os cenários mais pessimistas projetados pela ciência revelaram-se modestos perto da realidade. Nova York está parcialmente submersa. A floresta amazônica se transformou em um leito de cinzas. A rica cidade portuária holandesa de Roterdã, foi engolida pelo mar. Na Austrália, tenistas infartam em plena quadra, fulminados pelo calor. Nada disso aconteceu. Ainda. Mas pode acontecer, como alerta o geólogo James Lawrence Powell nesta obra de ficção que se ampara no conhecimento científico de hoje para prever um amanhã terrível – se nada for feito. Ao simular entrevistas com políticos, cientistas e cidadãos de vários países que perderam tudo em eventos climáticos extremos e seus desdobramentos, Powell lança um alerta poderoso. Avançando 100 anos em relação ao cenário distópico imaginado por George Orwell em 1984, este livro é uma exploração original, baseada em evidências, do planeta em que nossos filhos e netos viverão.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro 2084 lançado pela editora Sextante. O livro é de autoria de James Lawrence Powell e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

O mundo está em ruínas. Em 2084 pouco sobrou do ecossistema que nós conhecemos. Secas cada vez mais brutais no território australiano, guerras por mantimentos básicos, desastres naturais cada vez mais frequentes em um ambiente apocalíptico... Tudo isso é explorado de forma brilhando por James Lawrence Powell no livro "2084 - Uma ficção baseada em fatos reais sobre o aquecimento global e o futuro da Terra"

Tecendo um ambiente distópico que se assimila muito com os passos que estamos tomando, a leitura de 2084 é dura, porém necessária! Isso porque o autor parte de fatos reais e projeções já feitas por institutos de pesquisa para tecer uma narrativa bem cruel do que pode acontecer ao nosso planeta nos próximos sessenta anos caso uma mudança drástica não seja feita agora mesmo. 

Os capítulos são narrados através de relatos de diversas partes do mundo que conhecemos, explicando o modo de adaptação das pessoas que ali moram em condições precárias e também de todo os conflitos que geram nessas sociedades. 

É uma narrativa triste e até mesmo pessimista, que serve justamente para nos dar esse choque de alerta e tomarmos medida para nos manifestarmos contra os meios de poluição e desmatamento que ocorrem agora! Fiquei particularmente incomodado pelas partes que falam sobre o que sobrou da Amazônia (cinzas) pois vemos isso acontecendo todo momento, principalmente nesse último governo bolsonarista que tivemos. 

A leitura desse livro é fundamental para entender um pouco mais sobre o panorama do que nos espera, por isso indico essa leitura e acredito que ela seria muito bem trabalhada em escolas! O trabalho da editora Sextante está incrível! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: LOVECRAFT - POE

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels