1 de setembro de 2022

RESENHA: SOBRE PEDRAS E FLORES

 


SOBRE PEDRAS E FLORES
Autor(a):  Eduardo Ribeiro Dias
Editora: Viseu

Páginas: 390
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Isaac se encontra em um momento conturbado, enfrentando as consequências de seus atos passados que levaram seu casamento a desmoronar aos poucos, até que, em uma noite sem rumo, encontra Elias, que encara suas próprias dúvidas quanto à sua carreira e as ausências que finge não sentir. O encontro que aparentemente não mudaria a vida de nenhum dos dois pode ter desdobramentos inesperados quando o acaso os coloca frente a frente mais uma vez, mas lutar contra os traumas e o ressurgimento de fantasmas do passado pode ser mais árduo do que ambos esperam.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sobre Pedras e Flores lançado pela Viseu. O livro é de autoria de Eduardo Ribeiro Dias e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Em "Sobre Pedras e Flores" nós conhecemos Isaac e Elias. Dois homens que beiram aos trinta e poucos anos e enfrentam seus dilemas e problemas, tanto pessoais como familiares. Elias, aos trinta e dois anos, luta em tentar encontrar um rumo para sua vida, mesmo tendo passado anos em uma faculdade da qual não sabe se irá prosseguir com profissão ou não, o temor de recomeçar tudo nesse estágio de sua vida (com amigos que já tem plano de carreira definido e até filhos em mente).

Lutando contra seus próprios demônios  e memórias das quais gostaria de reprimi-las até o esquecimento (quando se assumiu para seu pai frio e distante), ao menos Elias conta com seus amigos para quaisquer desafios. 

Já Isaac, por outro lado, se vê em um relacionamento do qual não preserva amor nenhum. Prestes a se divorciar, Isaac é demitido de seu emprego e tudo o que mais teme é passar mais tempo em casa, por sorte o rapaz tem uma filha que é sua alegria (uma das poucas), chamada Olívia. 

A partir de momentos tão instáveis e delicados na vida de ambos, um encontro muda tudo, e a partir dele um relacionamento que poderá abrir novas perspectivas: tanto para Isaac como para Elias. 

Um livro apaixonante que retrata nada menos do que a natureza humana. Fiquei impressionado pela leitura de "Sobre pedras e flores", do Eduardo Ribeiro, por conta da complexidade dos personagens e pela forma como o autor consegue desenvolver seus traumas e inseguranças de uma forma tão polida e tão verossímil. 

Me encontrei muito em Elias, toda sua insegurança e receio em se abrir para as pessoas é explorado de forma brilhante. E, em contramão, temos Isaac que é muito diferente de Elias em diversos aspectos. A relação dos dois se dá de forma muito chocante nas primeiras páginas por se tratarem de opostos, mas é incrível ir acompanhando como essa dinâmica entre os dois protagonistas vai se fundindo e virando uma coisa só conforme a narrativa avança. 

O livro é narrado a partir do ponto de vista dos dois personagens, intercalando entre capítulos, gostei muito da diferenciação entre a escrita de Isaac e Elias, quando me esquecia de quem o capítulo era narrado me atentava a escrita e logo associava a alguns dos personagens. 

Além disso, o livro é relativamente longo, dividido em três partes com quase quatrocentas páginas na edição física, nem sempre o ritmo é acelerado (algumas partes pode ser um tanto cansativo), mas acredito que a experiência no final é muito recompensadora! 

O autor traz uma série de temas importantes para serem debatidos, como o alcoolismo, o preconceito, bullying e algumas outras temáticas; tudo de forma responsável e que vai lhe arrancar uma lágrima ou outra no final poderoso que Eduardo escreveu! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!