.

RESENHA: CRÔNICAS UMBRALINAS: PHILIA

15 de outubro de 2022

 


CRÔNICAS UMBRALINAS: PHILIA
Autor(a):  E. M. Fróes
Editora: Viseu 

Páginas: 320
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Kwame é uma garota perdida em um mundo frio e escuro que ela mesma desconhece. Sua vida muda quando é resgatada pela misteriosa Ivana e é levada a uma caverna em que conhecerá um novo mundo de magia. Nessa jornada, ela descobre quem é, de onde vem e onde está. Conhece mundos, dimensões, tempos e seres diferentes. Tudo isso a leva de encontro ao Demônio Saska. Com inteligência e criatividade, E. M. FRÓES criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que agrupa conceitos da fantasia de várias culturas, priorizando e explorando a cultura brasileira nesse contexto incrível.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Crônicas Umbralinas: Philia lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de  E. M. Fróes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

O que realmente importa após a morte? 

Kwame acorda em uma espécie de limbo, um mundo escuro do qual pouco ela consegue associar. Nele, as próprias memórias de Kwame são quase que inexistentes, tudo o que ela consegue lembrar são significados de algumas palavras. É nessa penumbra que Kwame conhece Ivana, e também onde descobre que está morta - mesmo então entendendo direito o que morta significa. 

É a partir daí que Kwame começa a entender um pouco mais da dinâmica do mundo onde está. Um mundo dominado por demônios antigos, seres vis que escravizam espíritos mais fracos e outras criaturas ancestrais. 

Ivana então compartilha seu ofício a Kwame: Obsediar, uma arte que pode ser explicada como sugar energia de seres vivos, inibindo-os de tomar alguma atitude em seu cotidiano. Em meio a tenta selvageria, Kwame acha aquilo extremamente violento, mas parece ser uma das únicas formas de ganhar mais força. E em meio a isso tudo, a menina tenta encontrar a própria identidade, conforme fantasmas de seu passado vão ressurgindo em sua memória, o que ela deve fazer? 

Pra início de conversa, o primeiro volume de "As crônicas Umbralinas" já prende a atenção do leitor desde o início! Isso porque já nas primeiras páginas eu fiquei curioso com todo o lugar do qual Kwame é colocada. Afinal, o que é aquilo tudo? As pessoas das quais Kwame tem contato são realmente boas? Ou escondem algo mais profundo? 

Pois além de Ivana (que é uma personagem extremamente complexa e fascinante), conhecemos Casemiro, Cafun, Julian e muitas outras figuras que estão no nosso coletivo através das religiões, por exemplo - como Exu e Satanás. 

Além dos personagens, o livro tem alguns outros pontos incríveis: Esse limbo serve como reflexão para vários temas que confrontamos na nossa realidade: o arbítrio, a religião, os desejos e anseios. É muito legal ver a forma como Fróes coloca tudo isso na narrativa e ainda não perde o fio condutor da história. 

Os debates são extremamente interessantes e toda a representatividade que a história tem foi o elemento que mais me atraiu, principalmente por trazer muito da cultura africana para uma contextualização fantástica que encaixa muito bem no livro. 

Por fim, eu aproveitei muito a minha leitura desse primeiro livro, muito ansioso pra ver o que o autor está planejando para suas próximas histórias, até lá... Leiam!

Estamos todos perdidos, 
no vento do mundo
Sem rumo, sem amparo, 
navegando na saudade da alma. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: LOVECRAFT - POE

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels