15 de outubro de 2022

RESENHA: CRÔNICAS UMBRALINAS: PHILIA

 


CRÔNICAS UMBRALINAS: PHILIA
Autor(a):  E. M. Fróes
Editora: Viseu 

Páginas: 320
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Kwame é uma garota perdida em um mundo frio e escuro que ela mesma desconhece. Sua vida muda quando é resgatada pela misteriosa Ivana e é levada a uma caverna em que conhecerá um novo mundo de magia. Nessa jornada, ela descobre quem é, de onde vem e onde está. Conhece mundos, dimensões, tempos e seres diferentes. Tudo isso a leva de encontro ao Demônio Saska. Com inteligência e criatividade, E. M. FRÓES criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que agrupa conceitos da fantasia de várias culturas, priorizando e explorando a cultura brasileira nesse contexto incrível.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Crônicas Umbralinas: Philia lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de  E. M. Fróes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

O que realmente importa após a morte? 

Kwame acorda em uma espécie de limbo, um mundo escuro do qual pouco ela consegue associar. Nele, as próprias memórias de Kwame são quase que inexistentes, tudo o que ela consegue lembrar são significados de algumas palavras. É nessa penumbra que Kwame conhece Ivana, e também onde descobre que está morta - mesmo então entendendo direito o que morta significa. 

É a partir daí que Kwame começa a entender um pouco mais da dinâmica do mundo onde está. Um mundo dominado por demônios antigos, seres vis que escravizam espíritos mais fracos e outras criaturas ancestrais. 

Ivana então compartilha seu ofício a Kwame: Obsediar, uma arte que pode ser explicada como sugar energia de seres vivos, inibindo-os de tomar alguma atitude em seu cotidiano. Em meio a tenta selvageria, Kwame acha aquilo extremamente violento, mas parece ser uma das únicas formas de ganhar mais força. E em meio a isso tudo, a menina tenta encontrar a própria identidade, conforme fantasmas de seu passado vão ressurgindo em sua memória, o que ela deve fazer? 

Pra início de conversa, o primeiro volume de "As crônicas Umbralinas" já prende a atenção do leitor desde o início! Isso porque já nas primeiras páginas eu fiquei curioso com todo o lugar do qual Kwame é colocada. Afinal, o que é aquilo tudo? As pessoas das quais Kwame tem contato são realmente boas? Ou escondem algo mais profundo? 

Pois além de Ivana (que é uma personagem extremamente complexa e fascinante), conhecemos Casemiro, Cafun, Julian e muitas outras figuras que estão no nosso coletivo através das religiões, por exemplo - como Exu e Satanás. 

Além dos personagens, o livro tem alguns outros pontos incríveis: Esse limbo serve como reflexão para vários temas que confrontamos na nossa realidade: o arbítrio, a religião, os desejos e anseios. É muito legal ver a forma como Fróes coloca tudo isso na narrativa e ainda não perde o fio condutor da história. 

Os debates são extremamente interessantes e toda a representatividade que a história tem foi o elemento que mais me atraiu, principalmente por trazer muito da cultura africana para uma contextualização fantástica que encaixa muito bem no livro. 

Por fim, eu aproveitei muito a minha leitura desse primeiro livro, muito ansioso pra ver o que o autor está planejando para suas próximas histórias, até lá... Leiam!

Estamos todos perdidos, 
no vento do mundo
Sem rumo, sem amparo, 
navegando na saudade da alma. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!