27 de dezembro de 2022

RESENHA: ELEGIAS DE PANDORA

 

 


ELEGIAS DE PANDORA
Autor(a): Maria Rosa Dias 
Editora: Novos Ases

Páginas: 67
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

“Elegias de Pandora” é uma obra de poesias que caminha entre ficção e realidade, entre ultrarromatismo e literatura gótica e dá vida aos sentimentos pulsantes da própria autora. Leia, se deixe levar pelas emoções e tire suas próprias conclusões.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Elegias de Pandora lançado pela editora Novos Ases. O livro é de autoria de Maria Rosa Dias e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Oh, trágica Julieta Shakespeariana. 
Por que sua voz sempre me chama? 
Porque queres tanto instigar minha alma 
A vivenciar suas dores?
Por que queres tanto a ínfima força que me resta? 
Por que desejas tanto apagar meu brilho?"

Em "Elegias de Pandora", Maria Rosa Dias traz uma coletânea de poemas com um aspecto impressionante que mistura o sentimento mais vívido e puro da geração romântica com uma melancolia pungente da escrita gótica. E é entre esses dois extremos (que muitas vezes acabam se unindo nos contos e na literatura em geral) que vamos conhecendo um pouco mais da trajetória da autora dentro do universo literário. 

Entre alguns pontos que eu comentei na minha resenha em vídeo desse livro foi a capacidade da autora em abordar temas tão complexos em seus versos, pois aqui nós temos uma melancolia romântica tão poderosa que é impossível não senti-la conforme vamos avançando em cada um desses relatos. 

Um detalhe que eu achei bem interessante é o fato de que após cada poema, a autora colocou a data e horário em que o poema foi escrito; e a maioria deles foram escritos no ano de 2020! Ou seja, durante a pandemia do COVID-19. E acredito que isso espelhe em muito o tom que a autora adota pra sua narrativa, pois ao mesmo tempo que eles soam atemporais, nós sentimos aquela tristeza e incerteza que a pandemia trouxe a muitos de nós. 

"Eu era Atlas
Carregando dentro de mim
O peso de suportar sobre meus ombros 
A imensidão do Céu 
E deixando que o mesmo
Me sufocasse em sua misteriosa grandeza" 

Além de tudo isso, o que eu mais senti nesses poemas foi o poder libertador da escrita. É realmente impactante sentir o peso dessas palavras e todos os seus sentidos que eles carregam dentro do verso, e isso torna a experiência literária extremamente rica!

Por fim, fica a minha indicação para quem quer se aventurar em um conjunto lírico incrível! Lembrando que o  livro está disponível no Kindle Unlimited!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!