11 de janeiro de 2023

RESENHA: O PORTO

 

 


O PORTO
Autor(a): Rodrigo Ayres Pelanda
Editora: Viseu

Páginas: 75
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Thiago volta de mais um dia longo de trabalho em seu barco, mal sabia ele que Pontal do Sul iria mudar drasticamente. Juliano o empreiteiro, tem seus planos para pequena cidade, planos de implementação de um dos maiores portos do Brasil, e para isso irá utilizar métodos duvidosos. A jornalista investigativa Eduarda, tenta a muito tempo derrubar as grandes famílias políticas do estado do Paraná, e encontra uma oportunidade única de fazer a sua matéria bombar, faz suas malas e se muda para o coração do conflito.O amor pela causa aproxima Thiago e Eduarda, unindo forças, para derrotarem a ideia do porto, a ideia de um desenvolvimento destrutivo que as famílias pescadoras residentes não iriam sair ganhando com nada. Nesse confronto, o amor não vencerá, e Edilson jovem trabalhador, enxerga que a única chance dos pescadores, será devolver na mesma moeda dos donos do poder. E instiga a todos a fazer uma revolução armada.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O porto lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Rodrigo Ayres Pelanda e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

O sr. Adelino é um homem que aposenta e descobre o ócio de uma vida solitária. Com filhos que tem suas próprias vidas e estão pouco se importando com o pai, Adelino decide mudar o rumo das coisas e ir para a pequena cidade litorânea na tentativa de achar uma nova vocação. 

Ali, ele descobre que a construção de um Porto naquela região pode trazer muitos esqueletos no armário dos empreiteiros que estão organizando. Ao começar a socializar com os moradores da região, ele fica sabendo da morte de uma mulher chamada Valquíria, que deixa todos os moradores ali em estado de fúria, isso porque a repercussão do caso é quase que nula pela polícia. 

E eles logo associam a morte de Valquíria a construção daquele Porto, inclusive do líder daquelas operações, um homem extremamente poderoso chamado Juliano Alburqueque. Logo, forma-se um grupo de pescadores e povos adjacentes - entre eles a jornalista investigativa Eduarda - para parar aquela iniciativa que pode destruir toda a natureza local. 

"O porto" é uma leitura que te impacta. Acho que esse foi meu principal sentimento durante a leitura desse livro, isso porque a forma como Rodrigo constrói sua narrativa em uma pequena cidade do Paraná é muito verossímil e pode ser transmutada para diversas outras regiões do nosso país. 

Com o desmonte da Amazônia em nome de um capitalismo cada vez mais agressivo (e nocivo), o que temos em "O porto" é a ambição humana em sua forma mais pura, mas ao mesmo tempo nós temos o contrário: a esperança em preservar a natureza em um grupo que, mesmo desfavorecido, une forças para manter aquela cidadezinha com sua fauna e flora.

Além disso, os danos causados por aquela iniciativa infligem os próprios moradores da cidade, é incrível ver como Rodrigo trabalha com temas como o vício, o machismo e o luto em diversas partes de sua história. 

Entre os principais personagens deste livro, acredito que Thiago (que se coloca como principal chave nessa revolução dos pescadores) e Eduarda são os que mais me atraíram, o carisma de ambos é incrível e, mesmo com poucas páginas, eles são os personagens mais trabalhados durante a leitura!

Além do texto, o livro traz diversas ilustrações que dialogam muito bem com o enredo, isso com certeza te ajuda a mergulhar ainda mais na narrativa! Gostei muito desse livro e espero poder ler mais textos que o autor produzir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!