26 de janeiro de 2023

RESENHA: PT, UMA HISTÓRIA

 


PT, UMA HISTÓRIA
Autor(a): Celso Rocha de Barros
Editora: Companhia das Letras

Páginas:  488
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

O PT foi o grande vencedor de eleições presidenciais da Nova República, produziu seu líder mais popular e, de certa forma, representa as vitórias e derrotas do Brasil no período. Talvez por isso, também tenha virado o bode expiatório dos defeitos do sistema para parte do público brasileiro.Com prosa brilhante e argumentação rigorosa, o sociólogo Celso Rocha de Barros passa a limpo meio século da história nacional e reconstrói a trajetória da mais amada e mais odiada de nossas agremiações políticas. Para além de esmiuçar as idiossincrasias da legenda, PT, uma história joga luz sobre as possibilidades e os limites da experiência da sociedade brasileira, uma democracia de alta desigualdade, com viés conservador.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro PT, uma história lançado pela editora Companhia das Letras. O livro é de autoria de Celso Rocha de Barros e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"Era 1974, e o país vivia ainda a fase mais repressiva do regime militar. Mesmo para os brasileiros que não tinham sido guerrilheiros, era muito difícil fazer política de qualquer tipo. Rosalina, então, resolveu fazer duas coisas. A primeira foi tricô."

Nasci em 1995. Nessa época, o Brasil já se consolidava como uma república democrática. Conforme fui crescendo e descobrindo mais sobre a história de meu próprio país, encontrei um passado sombrio onde a ditadura militar assolou nossa população com violência, autoritarismo, torturas e morte. 

Em 1974 eu nem sequer existia. O país era atravessado por esse clima tenebroso que só iria encontrar seu fim mais de uma década depois, em 1985. No entanto, a partir daí uma movimentação política já foi sendo planejada por uma esqueda que surgiu com fortes alianças cristãs. 

Em uma mistura de figuras católicas com pessoas do cenário sindical no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (conhecido popularmente como PT) foi responsável por protagonizar diversos momentos da história política moderna do nosso país. 

E em quase 50 anos desde quando o PT foi criado, muita coisa aconteceu. Nosso país passou por uma série de eventos e atrocidades que nos levaram até 2023. É nesse longe período de tempo que o sociólogo Celso Rocha de Barros constrói "PT, uma história". 

Instigado por conhecer mais sobre a história política de nosso país, deixei o autor me conduzir por um panorama de um dos principais partidos da nossa República. Em cerca de três anos de pesquisa, Barros conseguiu criar uma visão abrangente que vai muito além do partido: PT, uma história é um retrato do povo brasileiro. 

O que eu mais gostei do livro foi a forma fluída e de fácil compreensão da qual ele é escrito. Por não conhecer muito a respeito da política, fiquei com medo de achar a linguagem muito difícil (com nomes de pessoas que eu não conhecia ou com pouco contexto); mas ao ler a obra, não tive problemas em entender o que estava acontecendo em nenhum momento — o que me ajudou muito  a avançar na leitura. 

O retrato que Celso compõe é realmente impressionante. Em suas pesquisas, quase 70 pessoas foram entrevistas e muitos documentos foram acessados! Basta consultar as notas que possuem mais de 100 páginas que torna-se claro quanto material foi necessário para escrever esse livro. 

O livro em si não é muito grande, o que eu achei um enorme potencial! Celso condensa muito bem cinquenta anos de história em quase 400 páginas! Além disso, tem maestria em colocar que aquela é apenas uma visão baseada em pesquisa e relatos. 

O trabalho bibliográfico é impressionante, de fato. Eu fiquei legitimamente satisfeito ao ler esse livro e espero que quem vá ler também tenha a mesma facilidade que eu tive em conhecer um pouco mais a respeito da nossa própria história! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!