KAOLIN E OS MISTÉRIOS DA FLORESTA
Autor(a): Malu Borges e Guilherme Carneiro
Editora: Independente
Editora: Independente
Páginas: 204
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.
Onde uma jovem indígena descobre que pertence a uma família de guerreiras Amaldiçoadas, obrigada a sair da Alemanha às pressas para desvendar os mistérios que lhe aguardavam a sua volta ao Brasil ao lado de sua bisavó a guerreira mais famosa e conhecida da família.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Kaolin e os mistérios da floresta lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Malu Borges e Guilherme Carneiro, a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Na viagem de volta ao Brasil, Kaolin acaba reencontrando parte de sua família e herança cultural que deixou para trás no momento em que foi para Alemanha. Junto a sua amiga Aoife, Kaolin tem um emocionante reencontro com Maiara Guanabara, sua bisavó.
O motivo de sair da europa e voltar para a américa do sul é o alarde criado pela família de Kaolin. Forças a perseguem e não demora muito a descobrir que a família da menina foi amaldiçoada gerações atrás pelo deus dos céus e trovões da mitologia grega, o grande Zeus.
Kaolin agora sofre por essa maldição, mas não deixará com que ela tome conta da sua vida. Enquanto se estabelece na comunidade indígena de Sípal, em Caucaia (no Ceará), a menina irá entrar em um rígido treinamento para sobreviver as ameaças que vivem cruzando sua vida.
Entre aprender as habilidades com arco e flecha e explorar mais da sua própria magia feérica, Kaolin irá se aliar com outros membros daquela comunidade, como Taina, Koda e outros. Mas o tempo corre, e Kaolin precisará aprender mais sobre si mesma se quiser continuar viva.
Ai gente, que história incrível! Amei muito o fato dos autores conseguirem trabalhar com a cultura e tradição de povos indígenas de uma forma tão complexa e desenvolvida ao mesmo tempo que traz histórias de diversas mitologias diferentes!
Isso porque além de Zeus, temos alguns outros deuses e cenários típicos da mitologia grega (como Hades, Perséfone, o submundo e muito mais) intrincados na história de Kaolin. Além disso, a protagonista é extremamente carismática e se torna impossível não torcer para ela conforme os desafios vão sendo propostos.
O livro é curto, possuindo cerca de 200 páginas, mas parece que tem bem menos devido a fluidez da história! Por ter diversas cenas de ação que vão se desenrolando uma após a outra, é difícil conseguir um momento de calmaria na história (e esse é um fator bem positivo).
Por fim, o ponto alto desse livro foi que, dentro da proposta para o público infanto-juvenil, a história encontra seu tom e ele funciona muito bem! Fica aí a indicação.