12 de março de 2023

RESENHA: ILUSÃO

 


ILUSÃO 
Autor(a):  Mari Trevisan
Editora: Ases da Literatura 

Páginas: 210
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Catarina Simões é uma estudante brasileira de 16 anos que se muda para os Estados Unidos para cursar o ensino médio. Pouco tempo após a chegada dela, no entanto, coisas estranhas começam a acontecer. Catarina pensa que são coisas de sua cabeça, mas quando ela e seus amigos passam a ser alvos de um poder antigo, percebe que não é por acaso que foi mandada para essa escola. Algo de seu passado se esconde, que mudará sua vida para sempre. Na ilusão de sua vida, nada é o que parece ser.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Ilusão lançado de maneira pela editora Ases da Literatura. O livro é de autoria de Mari Trevisan e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Ao completar dezesseis anos, Catarina Simões tem uma drástica mudança em sua vida. Tudo começa com uma viagem para outro país, deixando para trás sua vida em São Paulo para estudar em um internato em Atlanta, nos Estados Unidos. Por mais que Catarina tenha que se despedir de seus pais e da vida que conhecia, a menina está muito animada para cursar o ensino médio em um lugar tão diferente daquele que ela cresceu. 

Ao chegar lá, Catarina (que é chamada de Katie) conhece pessoas de diferentes lugares do mundo, todos animados para estudar no internato. A rotina de aulas de menina é vasta, indo de Biologia e História até Astronomia e Literatura. E é aí que coisas estranhas começam a acontecer. 

Logo no primeiro dia de aulas, Katie tem um terrível mal estar e acaba desmaiando. Enquanto está inconsciente, a menina escuta uma estranha voz a chamar, dizendo que em breve ela saberá que algo que irá mudar para sempre sua vida. E este é apenas o começo de uma história que irá revelar muito sobre o passado e presente da protagonista. 

Fui atraído pela história de Ilusão logo no começo por abordar uma temática que eu amo, a "dark academia", que na verdade mais é uma estética do que um gênero específico, mas que combina um ambiente meio sombrio onde coisas possivelmente sobrenaturais se espreitam pelos corredores do internato. 

É nesse mistério que começamos a leitura do livro! Em suas duzentas páginas, no entanto, Mari consegue desenvolver muito bem os plots que apresenta no início do livro, criando uma atmosfera que parece enigmática, mas aos poucos vai se apresentando ao leitor!

Aqui nós temos uma série de personagens secundários, como Sayuri Logan, Hayley, as gêmeas Ellesmére e Luhanna... Todos eles são trabalhados durante o desenvolvimento do livro e uma dúvida ficou em minha mente o tempo todo: em quem confiar? 

Não falarei sobre um plot fundamental que ocorre no meio do livro, do qual é revelado em um momento onde Katie encontra-se fragilizada após sofrer um acidente. Deixarei com que vocês descubram o que aconteceu e quem Katie é, mas posso dizer que gostei muito da forma como a autora colocou uma raça sobrenatural muito famosa na literatura e deu a uma algumas características próprias!

A tensão se estabelece na história a partir disso, e conforme o antagonista vai ficando mais claro para nós, leitores, a narrativa fica eletrizante! Eu gostei muito! Além disso, todo o trabalho de capa e diagramação está belíssimo! Agora é só esperar pelo segundo volume, visto que o final do primeiro livro deixa uma janela muito boa para uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!