27 de abril de 2023

RESENHA: O PALHAÇO NO MILHARAL

 


Autor(a):  Adam Cesare 
Editora: Alta Novel

Páginas:  352
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Quinn maybrook só quer se formar. Mas talvez ela morra esta noite mesmo…Quinn e seu pai estavam em busca de um recomeço tranquilo quando se mudaram para um cidadezinha lá no fim do mundo (e que tem um palhaço superesquisito como mascote). Acontece que, desde que a única fábrica da cidade fechou, Kettle Springs parece ter se partido ao meio.A maior parte da cidade acredita que a culpa é dos jovens. Afinal, foi numa festa do pessoal do ensino médio que a filha de Arthur Hill morreu. E foram eles também que atearam fogo na fábrica e passam o tempo inteiro postando vídeos idiotas no YouTube. Esses pirralhos não respeitam ninguém e não fazem ideia do que é pegar no batente.Para os adolescentes, a situação não é bem por aí. E agora Kettle Springs está em meio a uma batalha constante entre o velho e o novo, o tradicional e o progresso, um embate que parece capaz de acabar com a cidade. Até que um palhaço assassino de chapeuzinho e nariz vermelho decide colocar um fim nessa história. Afinal, não dá para ter um debate se todos os oponentes estão mortos.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O palhaço no milharal lançado pela editora Alta Novel. O livro é de autoria de Adam Cesare e a resenha foi escrita por Caroline Gomes. 

Em busca de um novo começo, Quinn e seu pai se mudaram para uma pequena cidade situada no fim do mundo.  A cidade se orgulha de ter um palhaço peculiar como mascote.  No entanto, desde que a fábrica da cidade fechou, Kettle Springs parece ter sido dividida em duas.

A cidade em grande parte aponta o dedo para a juventude pelas calamidades recentes.  A morte da filha de Arthur Hill ocorreu em uma reunião do colégio, e a conflagração na fábrica foi causada pelo mesmo grupo demográfico.  Sua propensão para criar vídeos fúteis no YouTube alimenta ainda mais o sentimento de que esses jovens não têm respeito e ignoram o valor do trabalho duro.


A cidade de Kettle Springs encontra-se em um estado de conflito perpétuo, com as gerações mais velhas e mais jovens em desacordo.  Esse choque entre valores tradicionais e ideias progressistas parece estar levando a cidade ao desastre, até que um palhaço homicida entra em cena.  Usando um chapéu minúsculo e um nariz vermelho, ele decide encerrar o debate de uma vez por todas.  No entanto, sua solução é bastante extrema - eliminando todas as vozes opostas, não deixando ninguém para discutir.

Slasher puro! Ideal para quem gosta de livros estilo "O massacre da serra elétrica" e "Pânico na floresta", ao ler "O palhaço no milharal" é bom que você esteja preparado para se confrontar com muitas cenas repletas de sangue, mutilação e muito horror. 


Cumprindo exatamente a proposta da qual o livro se coloca, eu gostei bastante da forma como Adam Cesare consegue construir o suspense dele a partir de coisas pequenas. Desde o começo da história sabemos que tem algo de errado, só não entendemos ainda como isso vai se propagar até o perigo se tornar algo mortal, isso até o momento em que a primeira morte acontece. 

A partir daí é só ladeira abaixo, literalmente. A escrita de Cesare consegue ser repleta de momentos de tensão que vão se desdobrando um em cima do outro, assim como naqueles filmes de terror que não conseguimos tirar os olhos da tela, aqui não conseguimos tirar os olhos do livro! 


Com relação ao plot do livro em si, achei ele bem superficial, mas entendo o motivo. Talvez o autor queira ter dado atenção as cenas mais gráficas e ao horror. Os personagens são sim carismáticos e me vi torcendo por eles em diversos momentos, mas ainda sim a leitura não se torna extremamente memorável ou referência dentro do gênero, servindo como uma diversão macabra àqueles que gostam de um bom horror. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!