14 de abril de 2023

RESENHA: SNOW CRASH

 


Autor(a):  Neal Stephenson
Editora: Aleph
Páginas: 552
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Em um futuro distópico, os Estados Unidos como o conhecemos não existe mais. Após ocolapso do governo, o país se dividiu em cidades-estado controladas por corporações privadas, mafiosos e mercenários de todo tipo. Para escapar desse mundo de caos, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares. Hiro Protagonist é hacker e trabalha para uma organização mafiosa como entregador de pizza ,mas, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando surge um novo e misterioso vírus chamado Snow Crash, que ameaça tanto o mundo físico quanto o cibernético, Hiro parte em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo. Publicado pela primeira vez no Brasil em 2008, Snow Crash foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa. Retrato assustador de uma sociedade pós-moderna decadente, este livro irônico e ousado combina, a um só tempo, cenários improváveis e totalmente verossímeis.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Snoe Crash lançado de pela editora Aleph. O livro é de autoria de Neal Stephenson e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em um futuro não muito distante do nosso, os Estados Unidos deixam de existir após o colapso do governo e o país agora é governado por corporações, gângsteres e mercenários. Para escapar desse mundo caótico, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares. 

Então nós conhecemos Hiro, um hacker que trabalha como entregador de pizza  e que, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando um novo vírus misterioso chamado "Snow Crash" ameaça os mundos físico e online, Hong embarca em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo. 

Gente, que leitura alucinante! A trama começa com uma nova droga virtual chamada “Snowcrash”, que é capaz de infectar o cérebro dos usuários e fazê-los perder a consciência e entrar em um estado de hiper-realidade. Enquanto investiga a droga, Hiro se vê envolvido em uma conspiração que envolve uma corporação bizarras, uma máfia extremamente perigosa e até mesmo uma espécie de culto extremista!  


O autor Neal Stephenson criou um universo extremamente detalhado e complexo, que inclui desde a linguística até a arquitetura, passando pela cultura hacker, religião e filosofia. Através de Hiro e sua parceira, Y.T., o autor explora a relação entre o mundo virtual e o real, o poder das corporações, o controle da informação e a busca pela verdade.

Um dos pontos altos do livro é a habilidade de Stephenson em equilibrar a ação e a exploração conceitual. A trama é repleta de cenas de perseguição, tiroteios e lutas, mas ao mesmo tempo, o autor consegue inserir discussões filosóficas e teóricas sobre a natureza da linguagem, a relação entre a mente e o cérebro e a evolução da sociedade.


Além disso, o autor apresenta uma visão bem-humorada e irônica do futuro, com referências a cultura pop, como quadrinhos e filmes de ação dos anos 80, é incrível ver como o autor foi a frente de seu tempo e escreveu, há quase cinquenta anos atrás, uma obra que é extremamente futurista e serviu de inspiração para todo um movimento literário na ficção-científica que se seguiu. 

“Snow crash” é uma obra inovadora e influente na literatura cyberpunk, que apresenta uma visão complexa e profunda sobre a natureza da tecnologia e da sociedade, ao mesmo tempo em que entrega uma história cheia de ação e humor. O livro é uma leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica e tecnologia, e continua sendo relevante e atual depois de quase que 40 anos após sua publicação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!