14 de abril de 2023

RESENHA: SNOW CRASH

 


Autor(a):  Neal Stephenson
Editora: Aleph
Páginas: 552
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Em um futuro distópico, os Estados Unidos como o conhecemos não existe mais. Após ocolapso do governo, o país se dividiu em cidades-estado controladas por corporações privadas, mafiosos e mercenários de todo tipo. Para escapar desse mundo de caos, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares. Hiro Protagonist é hacker e trabalha para uma organização mafiosa como entregador de pizza ,mas, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando surge um novo e misterioso vírus chamado Snow Crash, que ameaça tanto o mundo físico quanto o cibernético, Hiro parte em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo. Publicado pela primeira vez no Brasil em 2008, Snow Crash foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa. Retrato assustador de uma sociedade pós-moderna decadente, este livro irônico e ousado combina, a um só tempo, cenários improváveis e totalmente verossímeis.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Snoe Crash lançado de pela editora Aleph. O livro é de autoria de Neal Stephenson e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



Em um futuro não muito distante do nosso, os Estados Unidos deixam de existir após o colapso do governo e o país agora é governado por corporações, gângsteres e mercenários. Para escapar desse mundo caótico, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares. 

Então nós conhecemos Hiro, um hacker que trabalha como entregador de pizza  e que, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando um novo vírus misterioso chamado "Snow Crash" ameaça os mundos físico e online, Hong embarca em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo. 

Gente, que leitura alucinante! A trama começa com uma nova droga virtual chamada “Snowcrash”, que é capaz de infectar o cérebro dos usuários e fazê-los perder a consciência e entrar em um estado de hiper-realidade. Enquanto investiga a droga, Hiro se vê envolvido em uma conspiração que envolve uma corporação bizarras, uma máfia extremamente perigosa e até mesmo uma espécie de culto extremista!  


O autor Neal Stephenson criou um universo extremamente detalhado e complexo, que inclui desde a linguística até a arquitetura, passando pela cultura hacker, religião e filosofia. Através de Hiro e sua parceira, Y.T., o autor explora a relação entre o mundo virtual e o real, o poder das corporações, o controle da informação e a busca pela verdade.

Um dos pontos altos do livro é a habilidade de Stephenson em equilibrar a ação e a exploração conceitual. A trama é repleta de cenas de perseguição, tiroteios e lutas, mas ao mesmo tempo, o autor consegue inserir discussões filosóficas e teóricas sobre a natureza da linguagem, a relação entre a mente e o cérebro e a evolução da sociedade.


Além disso, o autor apresenta uma visão bem-humorada e irônica do futuro, com referências a cultura pop, como quadrinhos e filmes de ação dos anos 80, é incrível ver como o autor foi a frente de seu tempo e escreveu, há quase cinquenta anos atrás, uma obra que é extremamente futurista e serviu de inspiração para todo um movimento literário na ficção-científica que se seguiu. 

“Snow crash” é uma obra inovadora e influente na literatura cyberpunk, que apresenta uma visão complexa e profunda sobre a natureza da tecnologia e da sociedade, ao mesmo tempo em que entrega uma história cheia de ação e humor. O livro é uma leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica e tecnologia, e continua sendo relevante e atual depois de quase que 40 anos após sua publicação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!