Em "Cores e Sombras" nós conhecemos Liam Lamartine, um adolescente que cresceu com habilidades únicas, como enxergar no escuro e detectar quando uma pessoa está mentindo. Quando bebê, Liam foi deixado aos cuidados da família de seu pai biológico, pela qual foi criado com seus irmãos de consideração.
Entre eles está Doug, um rapaz do qual Liam nutre sentimentos controversos. Ele sabe que por mais que não seja irmão consanguíneo, cresceu com Douglas, mas com o passar do tempo os sentimentos começam a ficar mais evidentes, até que tudo isso leva os dois a uma grande briga, evitando contato desde então.
Como se isso já não fosse suficiente, à medida que Liam enfrenta as dúvidas e problemas inerentes à sua idade, ele descobre que suas habilidades vão além do que imaginava, revelando uma origem complicada e potencialmente assustadora. Tudo isso piora quando seu pai biológico, um homem enigmático chamado Leandro, reaparece em sua vida.
Tal reaparecimento é o ponto inicial de uma jornada de descobertas de Liam.
"Cores e Sombras", escrito por Natana Magalhães, é um livro que me cativou desde o primeiro momento. Com uma narrativa fluida, fácil e leve de acompanhar, é impossível não se envolver com a trama que flerta com o sobrenatural e o romance em diversas camadas diferentes! O livro é dividido em capítulos que alternam o ponto de vista, no começo eles são potencialmente do Liam e Sarah, uma menina que estuda no mesmo colégio de Liam e logo se vê interessada no rapaz.
Além disso, temos alguns capítulos narrados por Douglas (que, confesso, são os meus preferidos). A autora consegue diferenciar sua escrita de forma brilhante entre os pontos de vista, criando personagens complexos e diferentes entre si! Sua habilidade em misturar elementos de fantasia urbana com romance é notável, proporcionando ao leitor uma história que combina momentos emocionantes, tensão e paixão.
O que eu gosto em narrativas deste tipo é que o suspense nos vai conduzindo até a metade da história sem sequer termos ideia do que acontecerá em seguida. Natana consegue segurar as expectativas por um bom tempo, tanto é que fiquei muito feliz quando as respostas começaram a ser dadas!
Acredito que o poder da história esteja no grupo de personagens que protagonizam esse primeiro livro! Liam, Douglas e Sarah e tantos outros são personagens incrivelmente bem construídos, com profundidade e complexidade. Imergimos em suas emoções, sentimentos e relacionamentos, criando uma conexão genuína com eles.
A representatividade LGBTQIA+ presente na história é um aspecto positivo e louvável, principalmente por colocar um protagonista bissexual! Toda a diversidade do livro é um ponto altíssimo e que me motivou muito durante a leitura!
"Cores e Sombras" oferece mais de quatrocentas páginas de fantasia urbana com um toque de suspense e bastante romance. O final é maravilhoso e deixa algumas portas abertas para a continuação! Mal posso esperar para reencontrar esses personagens em breve!