20 de maio de 2023

RESENHA: A GAROTA DOS ANOS 80

 


Autor(a):  Katia Regina
Editora: Independente 

Páginas: 304
Ano de publicação: 2023

Este livro é sobre a garota Alice - e seu par romântico Brad - e tem como pano de fundo os costumes, objetos, músicas e tudo que permeia os maravilhosos anos 80. Mostra uma sociedade pós-hippie, com seu modo inconsequente de viver a vida sem limites, partindo da extrema paixão para extrema dor e, por fim, a extrema superação. Na jornada da garota perdida que se encontrou, ela tem que lidar com seus medos, inseguranças, família desestruturada, dependência emocional, carência excessiva e baixa autoestima, se tonando uma mulher protagonista de sua própria história.Você vai chorar, rir, sentir raiva... várias emoções ao mesmo tempo. Além de perceber gotas de autoajuda no decorrer da narrativa.Você vai se encantar com a Garota dos anos 80.




Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A garota dos anos 80 lançado de forma independente. O livro é de autoria de Katia Regina e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"A Garota dos Anos 80" é um livro que conta a história de Alice, uma garota que nasceu em uma sexta-feira 13 e que enfrentou muitos desafios ao longo de sua vida. 

Alice é uma personagem complexa e fascinante. Desde criança, ela teve que lidar com situações difíceis, como o bullying que sofreu no colégio de freiras e os abusos que sofreu logo na infância. Esses traumas a acompanharam durante toda a sua vida e a levaram a enfrentar uma série de desafios, principalmente por estar em uma família desestabilizada emocionalmente. 


Mas Alice não é uma personagem que se deixa abater facilmente. Ela é uma garota forte e determinada, que luta por sua própria felicidade e pela superação de seus traumas. Ela se apaixona por Brad, um garoto mais velho e despojado, e juntos eles vivem uma história de amor adolescente. 

Os outros personagens do livro também são muito bem construídos e têm personalidades únicas. O pai de Alice, por exemplo, é um advogado e médico frustrado que não sabe como lidar com sua própria vida, enquanto sua mãe tem uma série de acessos de raiva e uma personalidade instável. Já seu tio Carlão é despojado e descontraído.


Mas um dos personagens principais para o crescimento de Alice foi sua avó, que morou com ela até os três anos de idade e foi uma figura materna importante em sua vida (da qual Alice chama de 'Mãezona). A relação de Alice com sua avó é muito bonita e emocionante, e traz à tona a importância das relações familiares saudáveis na vida das pessoas.

Eu amei muito a forma como a autora estruturou esse livro, em uma narradora adulta que volta a infância para tecer suas memórias. A estrutura do livro é composta principalmente por tópicos, onde cronologicamente vamos entendendo mais sobre essa personagem tão complexa e tão humana em suas primeiras experiências, como primeiro acampamento, primeira paixão, primeiro dia dos namorados e etc.


A escrita da Kátia é incrível e super fluída, fiquei impressionado ao perceber que me diverti, me emocionei e me choquei com as mudanças na história de Alice, tudo isso é construído de uma forma super coerente e REPLETO de referências aos anos 80, como Abba, Nat King Cole, Bee Gees, LP's, locadoras, além de filmes como "Os caça-fantasmas".

No geral, "A Garota dos Anos 80" é uma leitura envolvente e emocionante, que vai fazer você se sentir conectada com a história e os personagens desde o início. O livro aborda temas importantes, como traumas na infância, gravidez, e relacionamentos abusivos, de uma forma sensível e poderosa, e tem um final que vai deixar você emocionado e inspirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!