19 de junho de 2023

RESENHA: JUSTIN

 


Organizadores:  Gauthier
Editora: Nemo
Páginas: 104
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais.Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Justin lançado pela editora Nemo. O livro é de autoria de  Gauther e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Justine nunca se encaixou no papel do qual foi designado: o de ser uma garota. Desde sua infância, Justine tentava entender o porquê tinha que ser o que os outros estipulavam, afinal, Justine não se sentia como uma garota, pelo contrário, em muitas situações das quais precisava definir algo para si (como participar de uma partida de futebol com time de meninos e meninas), Justine acabava escolhendo ir para o time dos meninos — e após levar uma dura repreensão, Justine se sentia acuado. 



Depois de passar por uma série de experiências humilhantes e de uma enorme agressividade de terceiros, Justine não vê outra forma a não ser se afastar daqueles que não o compreendem e ter um novo recomeço, e é nele que Justine irá se apoiar para construir sua identidade. 

Que graphic novel incrível! Leve em sua abordagem, a história que Gauthier tece em "Justin" é extremamente poderosa e pode ser lida para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. A busca por identidade e aceitação está em todos nós, por isso é extremamente frustrante ver como as pessoas ao redor de Justin parecem não compreendê-lo, e principalmente, não aceitá-lo.


Essa é, infelizmente, a realidade de muitos ao redor do mundo. Mesmo avançando em diversas pautas de identidade de gênero (e discernindo-a da orientação sexual), muitas pessoas se recusam a ver o outro pelo o que ele afirma ser. "Justin" faz uma crítica a isso e coloca a questão: encontre aqueles que te amam. 

Não há nada mais importante do que encontrar quem te ama e quem te respeita, isso é abordado de uma forma sutil na HQ e me deixou muito feliz por ter lido ela!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!