15 de junho de 2023

RESENHA: MAPS

 


Autor(a):  Edson Nogueira
Editora: Independente
Páginas: 240
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Tudo começa com um experimento tecnológico que deu errado e resultou em um caos generalizado no mundo que conhecemos. Em uma tentativa de controlar os problemas, algumas organizações surgem, chips são implantados nos indivíduos e o mundo é dividido em quatro Províncias: Norte, Sul, Leste e Oeste. No entanto, a humanidade não aprendeu nada com a situação. Por isso, a sociedade ainda se configura como uma hierarquia desigual, onde apenas poucos têm acesso aos privilégios. O Maps é uma chance de mudar isso. O prêmio final do jogo? Acesso ao Eldorado, uma área de riquezas infinitas, um paraíso com recursos inimagináveis. Para chegar a esse destino? Inteligência, ousadia e, principalmente, coragem. Os jogadores precisarão arriscar tudo que possuem de mais precioso para alcançar a glória.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Maps lançado de maneira independente O livro é de autoria de  Edson Nogueira  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Que os jogos comecem"



Em um cenário distópico, somos apresentados ao mundo de "Maps", obra ficcional de Edson Nogueira. Aqui, após uma série de conflitos e guerras causadas por grandes corporações.

Após esses conflitos, organizações começaram um processo de desmemorização através de um chip, para que todos pudessem se esquecer toda a dor das guerras. A ideia foi vendida como um "alívio" para momentos tão conturbados, mas acabou dando muito errado e praticamente a vida inteira das pessoas foram retiradas de suas mentes. 

"Uma guerra se espalhou pelo mundo. O desejo voraz pela posse da Fúria quase dizimou o planeta, que afundou num lamaçal de toxicidade e poeira. As poucas memórias que me restam são dolorosas demais para guardar. Meu passado se perdeu, e o que restou dele tenta sobreviver, assim como o mundo em cacos"

A sociedade, então, foi dividida em quatro províncias: Norte, sul, leste e oeste. No entanto, todas elas enfrentam diferentes problemas. Mas a fome e a miséria se alarga por boa parte da população, principalmente entre aqueles que têm poucos recursos e mal conseguem se manter vivos. Entre todo esse cenário caótico, uma esperança jaz na memória de alguns: o Eldorado. 


Eldorado, um lugar oculto na extensa floresta amazônica com novos elementos e soluções milagrosas para problemas humanos por conta dos diversos elementos químicos que só podem ser encontrados naquele lugar. Por isso, proteções foram feitas a esse local através de uma programação. O único meio de gerar uma chave para quebrar essa proteção é vencendo o jogo chamado "Maps".  

"O mapa do nosso mundo atual é projetado em uma tela gigante, com centenas de estranhas divisões territoriais nunca antes vistas. Figuras retangulares coloridas aparecem na tela. Cada uma delas corresponde a um único espaço delimitado pelos contornos divisórios. Os jogadores, que tem direito a três erros cada um, devem posicionar todas as figuras nos seus devidos lugares no mapa. Quem conseguir decifrar este complexo mapa sem errar mais de três vezes, acre o Eldorado".


Para isso, alguns dos personagens tentarão vencer o jogo impossível, cada um com um motivo diferente, porém todos com a intenção de melhorar a vida para eles e aqueles que amam. 

Fui muito surpreendido com a leitura de "Maps". Em meu primeiro contato com a escrita de Edson Nogueira, não esperava que a trama fosse tão bem trabalhava e repleta de elementos da cultura brasileira e indígena. Por se passar na Amazônia, nós desbravamos todas as "províncias" com os personagens que compõem esse livro. 

Alex, da província Oeste, Niara da Sul, Bill do Norte e Dagurasu do Leste intercalam os capítulos dessa emocionante aventura. Todos eles tem suas motivações para ganhar o Maps e isso é explanado conforme vamos avançando na leitura. Alex, com seu passado marcado por perda e dor, é o primeiro personagem que conhecemos, e confesso que foi o que eu mais gostei! 


Niara já é caçada faz um mês e seu potencial rebelde se faz cada vez maior na narrativa. Além disso, nós temos Bill, que trabalha para a entidade que governa ali em uma região de fábricas e usinas. Já Dagurasu, com seu jeito acanhado e medroso, acaba por se aventurar em viagens marítimas para não morrer na terra infértil que o  cercava. 

Entre o enorme potencial do livro, amei a crítica ambiental que o autor traz e também os apontamentos para o mundo capitalista que vivemos. A parte onde o jogo é mais explorado em todas suas fases é fascinante e eu fiquei preso na leitura até chegar no final dela! 

A narrativa é habilmente entrelaçada com os artigos ficcionais do site "AmazonStorm", que enriquecem a experiência de leitura e nos faz mergulhar ainda mais no mundo distópico criado pelo autor. Além disso, a inclusão da antiga língua "maa" adiciona uma camada de que este mundo possuí suas próprias tradições e mitologias. 


"Maps" é uma obra que mescla elementos de ficção científica, aventura e distopia de forma magistral. Edson Nogueira cativa o leitor desde as primeiras páginas, mantendo-o preso em um enredo repleto de reviravoltas, desafios e escolhas difíceis. É uma jornada emocionante onde os personagens precisam arriscar tudo o que têm para alcançar a glória e desvendar os segredos do Eldorado.

Por fim, "Maps" é um livro cativante e imaginativo que nos faz refletir sobre o poder da coragem, da esperança e da perseverança em um mundo caótico. Uma leitura imperdível para os amantes de aventura e ficção distópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: RAZÃO E SENSIBILIDADE

  Organizadores:   Jane Austen Editora: Faro Editorial Páginas: 288 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Considerado...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!