12 de julho de 2023

RESENHA: ALÉM DO VERMELHO

 


Organizadores:  Paula Cremasco
Editora: Viseu 
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Se você tivesse a possibilidade de revisitar as suas memórias mais importantes, embarcaria nessa jornada? Cada cheiro, toque, experiência, tudo isso de volta por apenas alguns minutos. Até mesmo pessoas que certa vez fizeram parte da sua vida, mas não estão mais no seu convívio. A sensação das mãos da sua avó acariciando seus cabelos, ou dos dedos do seu primeiro namorado entrelaçados nos seus. Quanto vale um fragmento de memória?

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Além do vermelho lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Paula Cremasco e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"Gostar de escrever está atrelado a gostar de ler, e desde o início, os livros foram meus amigos mais próximos. Lia para fugir da aula de matemática no começo e depois lia para escapar de palestras entediantes. Não me lembro de nenhum momento da vida no qual os livros não estivessem presentes e gosto que seja assim." 

É com essa vivência literária constante que mergulhamos em uma série de fragmentos de memórias compostos na antologia "Além do vermelho", o primeiro livro de Paula Cremasco! Aqui nós temos uma série de narrativas curtas, contos que exploram diversos momentos da vida em seus altos e baixos. 


Gosto de pensar que toda vez que retomamos alguma memória nós estamos a ficcionalizando, isso porque raramente conseguimos lembrar de tudo da exata forma como aconteceu, livre de impressões, sentimentos e percepções que são só nossas. É com essa ideia que comecei a ler os contos presentes nesse livro, e fiquei apaixonado por eles. 

De primeira, as memórias podem soar um tanto aleatórias, mas depois de uma breve análise, conseguimos compreender que o sentimento que está intrínseco àquelas palavras são mais intensos do que poderíamos imaginar! 


Dividido em cinco partes, o livro se orienta através de amores efêmeros, dentre as crônicas presentes nessa primeira parte eu destaco a "Resoluções", que foi uma das que eu mais gostei, nela uma personagem tenta tirar de uma péssima situação forças para que possa se reerguer como uma nova pessoa, mais forte. 

O segundo capítulo, intitulado "Da imaginação e pura ficção" traz um lado mais sensual e de descoberta que eu amei muito! Nele, vemos mais o ambiente do litoral em praias belíssimas e relações casuais ou novas, entre elas eu destaco o conto "Indecisão".


Deixarei que vocês leiam os outros capítulos e me contem quais são os seus contos preferidos! Mas spoiler: amei "Solitários", "Cuide dela por mim" e muitos outros. Paula realmente consegue mostrar sua versatilidade de escrita ao abordar tantas memórias diferentes ao decorrer da narrativa! 


Espero que esse seja o primeiro de muitos livros escritos por Paula, mal posso esperar para a autora se desbravar em novos gêneros literários! Até lá, aproveitem as múltiplas narrativas de "Além do vermelho" e aproveitem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!