Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Além do vermelho lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Paula Cremasco e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
"Gostar de escrever está atrelado a gostar de ler, e desde o início, os livros foram meus amigos mais próximos. Lia para fugir da aula de matemática no começo e depois lia para escapar de palestras entediantes. Não me lembro de nenhum momento da vida no qual os livros não estivessem presentes e gosto que seja assim."
É com essa vivência literária constante que mergulhamos em uma série de fragmentos de memórias compostos na antologia "Além do vermelho", o primeiro livro de Paula Cremasco! Aqui nós temos uma série de narrativas curtas, contos que exploram diversos momentos da vida em seus altos e baixos.
Gosto de pensar que toda vez que retomamos alguma memória nós estamos a ficcionalizando, isso porque raramente conseguimos lembrar de tudo da exata forma como aconteceu, livre de impressões, sentimentos e percepções que são só nossas. É com essa ideia que comecei a ler os contos presentes nesse livro, e fiquei apaixonado por eles.
De primeira, as memórias podem soar um tanto aleatórias, mas depois de uma breve análise, conseguimos compreender que o sentimento que está intrínseco àquelas palavras são mais intensos do que poderíamos imaginar!
Dividido em cinco partes, o livro se orienta através de amores efêmeros, dentre as crônicas presentes nessa primeira parte eu destaco a "Resoluções", que foi uma das que eu mais gostei, nela uma personagem tenta tirar de uma péssima situação forças para que possa se reerguer como uma nova pessoa, mais forte.
O segundo capítulo, intitulado "Da imaginação e pura ficção" traz um lado mais sensual e de descoberta que eu amei muito! Nele, vemos mais o ambiente do litoral em praias belíssimas e relações casuais ou novas, entre elas eu destaco o conto "Indecisão".
Deixarei que vocês leiam os outros capítulos e me contem quais são os seus contos preferidos! Mas spoiler: amei "Solitários", "Cuide dela por mim" e muitos outros. Paula realmente consegue mostrar sua versatilidade de escrita ao abordar tantas memórias diferentes ao decorrer da narrativa!
Espero que esse seja o primeiro de muitos livros escritos por Paula, mal posso esperar para a autora se desbravar em novos gêneros literários! Até lá, aproveitem as múltiplas narrativas de "Além do vermelho" e aproveitem!