Assinada por uma constelação de consagrados estudiosos das ciências humanas, esta importante e necessária obra dedica cada um de seus 45 artigos a grandes mulheres brasileiras cujas trajetórias pessoal e profissional impactaram enormemente a história do país, mas que, quase sempre, tiveram seus feitos obscurecidos e suas vozes silenciadas pela história oficial – branca, masculina, patriarcal e burguesa.Dessa forma, este livro, ao contrário das antologias do tipo “interpretação do Brasil”, que costumam ser restritivas em relação ao gênero, resgata algumas das contribuições femininas (nas mais diversas áreas) à incessante tarefa de interpretar o país e o mundo a fim transformá-los, a despeito de todas as inúmeras e difíceis barreiras impostas às mulheres.Nas palavras dos organizadores da obra, “as interpretações do Brasil não se resumem à forma tradicional do ensaio ou da tese acadêmica. Há uma pluralidade de formas que serviram a outras leituras de nossa história. Elas impactaram a sociedade por meio das artes, cultura, atividade política e religiosidade tanto quanto os chamados clássicos do pensamento brasileiro, quase sempre restritos ao mundo masculino e das classes dominantes. Por isso, buscamos resgatar as mulheres que pensaram a realidade do país também a partir de sua diversidade social, fosse na Administração Pública, no teatro, na favela, nas religiões ou na universidade”, mulheres sem as quais, “qualquer História do Brasil seria simplesmente falsa”.
- Otávio Erbereli Júnior e Raquel Glezer nos apresentam a vida de Alice Piffer Canabrava, uma mulher cujos dados contradiziam os modelos estabelecidos, e cuja nova interpretação nos oferece uma visão mais rica e precisa da realidade brasileira.
- Maria do Rosário da Cunha Peixoto mergulha no universo da escritora Ana Maria Machado, uma voz crítica e transformadora na literatura infantil brasileira.
- Milton Pinheiro nos apresenta Ana Montenegro, uma feminista incansável cujas ideias impactaram o campo das ideias e da política.
- Sirlene Barbosa traz à luz a vida de Carolina Maria de Jesus, uma mulher pobre e negra que, através de sua escrita, desafiou estereótipos e preconceitos.
- Jeosafá Fernandez Gonçalves nos conduz pela vida e poesia de Cecília Meireles, uma figura marcante da literatura brasileira.
- Poliana Santos nos guia pelo mundo enigmático e profundo de Clarice Lispector, uma escritora brasileira aclamada internacionalmente.