24 de julho de 2023

RESENHA: POSSESSÃO

 


Autor(a):  Felicitas D. Goodman
Editora: Darkside Books
Páginas: 288
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Em uma comunidade rural da Alemanha, o sofrimento de uma jovem estudante chegou ao fim. Atormentada durante anos por visões, vozes e episódios inexplicáveis, Anneliese Michel foi submetida a rituais de exorcismo que duraram meses. Os padres alegavam possessão. Os médicos, epilepsia. Qual é a verdade por trás do caso real que chocou o mundo em 1976? Descubra em Possessão, o mais novo arquivo sobrenatural da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Possessão lançado de pela editora Darkside Books. O livro é de autoria de Felicitas D. Goodman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Na cidade de Klingenberg, em 1º de julho de 1976, um médico se recusou a emitir um atestado de óbito para uma jovem de 23 anos cuja morte foi relatada. A mulher apresentava sinais de espancamento e inanição, além de contusões no rosto, mãos, braços e pernas. 

O médico não tinha certeza se a causa da morte era natural, pois um padre havia mencionado possibilidade de possessão demoníaca e exorcismo mais cedo naquele dia. Esse caso chamou a atenção da mídia, e detalhes perturbadores logo vieram à tona quando os pais de Anneliese Michel e os padres exorcistas foram levados a julgamento por homicídio culposo. 


O tribunal ouviu médicos, familiares, amigos e religiosos para chegar a uma decisão em um caso controverso que discutiu parentalidade, religião e ciência, além de evidenciar raízes mais profundas de abuso físico e psicológico. O "Caso Klingenberg", como ficou conhecido, também inspirou vários estudos e pesquisas teológicas e científicas.


O livro Possessão, escrito por Felicitas D. Goodman, apresenta uma análise aprofundada dos aspectos delicados que envolveram a vida de Anneliese Michel. Goodman coletou uma grande quantidade de material detalhado, incluindo entrevistas, transcrições do julgamento e gravações dos rituais de exorcismo, bem como estudos da experiência religiosa em diferentes culturas, para contar a história chocante do caso que atraiu a atenção mundial.

Através da história de Anneliese Michel, a autora revela uma jovem que tinha sonhos e desejos, mas que teve sua vida atormentada por intervenções médicas e espirituais constantes que minaram todas as suas relações pessoais e não trouxeram nenhum tipo de paz ou tranquilidade.


Um dos pontos mais interessantes do livro é como Goodman lida com a possessão não como um fenômeno sobrenatural ou demoníaco, mas como uma prática específica da cultura e muitas vezes ritualizada. Em muitas culturas, ela argumenta, a possessão é vista como uma forma de comunicação com espíritos e ancestrais e é usada para orientação, cura e proteção.


Embora o livro possa ser muito acadêmico às vezes, Goodman escreve em linguagem clara e acessível, tornando-o acessível tanto para estudiosos quanto para leigos interessados ​​no assunto. Possessão é um livro envolvente e informativo que nos leva a explorar um fenômeno de riqueza e diversidade cultural que existe há séculos em todo o mundo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!