17 de novembro de 2023

RESENHA: O VELHO CANTADOR

 


Organizadores:  André Lobo 
Editora: Labrador
Páginas: 43
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

"Infinito. Buracos negros. Tempo. Gravidade. Espiritualidade. Amor. Fraternidade. Extinção. União. Esses são alguns dos temas que permeiam as conversas entre o jovem Kevin e o Velho Cantador durante longas tardes. Ao falar de assuntos complexos com uma linguagem muito simples, os ensinamentos do ancião vão muito além dos fundamentos da física, da filosofia e da história.Esta é uma leitura fascinante sobre o funcionamento do Universo e da experiência humana na Terra."


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O velho cantador lançado pela editora Labrador. O livro é de autoria de André Lobo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


"O universo é uno, as dualidades são polaridades da mesma coisa, os opostos são idênticos em natureza e diferentes em grau, escala e intensidade, os extremos se tocam. Futuro e passado, calor e frio, luz e trevas, positivo e negativo, amor e ódio são pontos distantes da mesma reta, tudo é vibração e harmonia da mesma coisa."

É com esse trecho que eu começo a resenha de "O velho cantador", uma espécie de história que trás dois personagens que, assim como o trecho acima, são dois extremos que dialogam em perfeita harmonia. 

Por um lado temos o sábio Oriovistes, um homem que passa as artes em um banco observando e analisando tudo ao seu redor, conhecido como o Velho Cantador, ele tem uma função parecida com a dos bardos de outrora: narrar e cantarolar seus conhecimentos para outros. 



Por outro vemos um jovem de quinze anos chamado Bruno Kevin, que é descrito como uma folha em branco e passa a escutar o Velho falar a respeito das mais variadas coisas, entre eles a ciência por trás da infinitude do universo, o tempo e o espaço, amor e muitos outros temas, conforme conversam e aprendem um com o outro. 

Gente, que livro incrível. Amei me aventurar nas conversas profundas e bem embasadas desses dois personagens, principalmente porque aqui o autor não se contenta em oferecer diálogos intensos, mas pesquisa para trazer informações apuradas e de teor científico em suas conversas, tornando tudo um grande aprendizado conforme nos divertimos com a leitura desse livro. 



As temáticas que André traz aqui são diversas, falando até mesmo de espiritualidade e todas suas nuances, mesmo que de forma breve! Acredito que "O velho cantador" seja ideal para as mentes curiosas que querem ser ainda mais instigadas a pesquisarem mais sobre os temas retratados. 

Além disso, os personagens são bem desenvolvidos na conversa e as pausas que existem entre o material teórico e o literário são essenciais para o bom desenvolvimento da narrativa. 

O livro é curto, com cerca de 40 páginas, e serve muito bem como um material inicial para muita pesquisa e conhecimento, eu amei! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: OS FRÁGEIS FIOS DO PODER

Organizadores:    V. E. Schwab Editora:  Galera Record Páginas: 756 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Antigamente...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!