16 de novembro de 2023

RESENHA: OLHAR PETRIFICANTE

 


Organizadores:  Natalie Haynes 
Editora: HarperCollins Brasil 
Páginas: 344
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Natalie Haynes traz nesse romance contemporâneo uma nova versão do mito da Medusa, descontruindo a história com paixão e inteligência, por meio de uma nova versão literária deste clássico. Medusa é a única mortal em uma família de deuses, e a mais jovem das irmãs Górgonas. Diferentemente delas, Medusa envelhece, passa por mudanças e tem fraquezas. Quando Poseidon, o deus do mar, ataca sexualmente Medusa no templo de Atena, a deusa fica furiosa, e, pela violação de seu espaço sagrado, Atena se vinga... na jovem mulher. Punida pelas ações de Poseidon, Medusa é transformada para sempre. Cobras substituem seu cabelo e seu olhar transformará qualquer criatura viva em pedra. Amaldiçoada com o poder para destruir tudo o que ama com apenas um olhar, Medusa se condena a uma vida solitária, nas sombras, até que um dos filhos de Zeus – o jovem príncipe Perseu – embarca em uma missão para buscar a cabeça da Górgona... e matar Medusa"

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Olhar petrificante: A história da Medusa lançado pela editora Jangada. O livro é de autoria de Natalie Haynes  e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Nas páginas de "Medusa", Natalie Haynes tece uma trama intrincada e provocante que desafia as fronteiras do mito clássico. Mediante sua prosa apaixonada e inteligente, a autora oferece uma visão contemporânea e ousada da história da única mortal em uma família divina, a jovem Medusa.

Em uma releitura da história da Medusa, temos Poseidon, o deus do mar, que ataca sexualmente Medusa no sagrado templo de Atena. A ira divina de Atena, ao invés de se dirigir diretamente ao agressor, se volta para a própria Medusa. A maldição é implacável: serpentes enroscam-se em seus cabelos, e seu olhar, outrora humano, transforma qualquer criatura viva em pedra.

Condenada a uma existência solitária e obscura, Medusa se vê aprisionada por sua própria condição, e é nesse cenário que encontrarmos a protagonista de "Olhar petrificante". Haynes explora com maestria a humanidade dessa figura mitológica, destacando suas fraquezas, anseios e a dolorosa solidão imposta por sua maldição. Impulsionada pela intensidade da vingança e pela busca por redenção, Madusa atinge seu ápice com a entrada em cena de Perseu, o jovem príncipe e filho de Zeus.

A jornada de Perseu para conquistar a cabeça da Górgona e matar Medusa torna-se o cerne da narrativa. O encontro entre o herói e a figura amaldiçoada é carregado de uma reflexão que o conto original não conseguiu explorar, principalmente no que diz aos principais temas da história: o poder, a vingança e a complexidade das relações divinas.

Eu gostei muuito da forma como Haynes transcende os limites do mito original, oferecendo não apenas uma releitura, mas uma reimaginação enriquecedora e poética. Imagino o trabalho de pesquisa extenso que permitiu a autora a penetrar nas entranhas da mitologia grega para trazer um retrato sobre a humanidade em uma dança complexa de destino e livre arbítrio. 

A autora desafia as expectativas, questiona o tecido da tradição e nos convida a contemplar a humanidade por trás do mito, em uma obra que ressoa com paixão, inteligência e uma profunda compreensão do coração humano e da forma como as mulheres eram (e ainda são) vistas na sociedade. 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!