3 de janeiro de 2024

RESENHA: O QUE NÃO FICOU PARA TRÁS (VOL. 1)

 



Organizadores: Samia Wardani
Editora: Giostri
Páginas: 256
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Maria Clara vive uma fase de autopiedade quando deveria buscar auto-conhecimento. Já Felipe tem de conviver com as consequências de uma decisão tomada às pressas e que selou o destino de seu romance com Maria Clara, para o bem ou para o mal. Mais afastados a cada dia, são finalmente forçados a se encontrar e lidar com um trauma passado até então ocultado, mas que foi acidentalmente descoberto e que não poderá ser varrido para debaixo do tapete, colocando o relacionamento a perder.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O que não ficou para trás (Vol. 1) lançado pela editora Giostri. O livro é de autoria de Samia Wardani e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Após se mudar do Rio para São Paulo, Maria Clara Mascarenhas  acaba conhecendo Felipe Thomas durante sua adolescência. Logo eles se tornam amigos, e Clara passa a conhecer os irmãos de Felipe: Luiz Antônio, Heloísa e Carolina, que também se tornam amigos próximos de Maria Clara. Com o tempo, Maria Clara e Felipe se apaixonam e planejam um futuro juntos, com ela buscando uma carreira na culinária e ele como jornalista.

No entanto, as coisas não seguem conforme o planejado devido à uma série de fatores levados pelas decisões tomadas e pelos contornos que a vida dá. Assim, Felipe acaba se envolvendo em uma vida que não havia considerado, buscando atalhos para o sucesso profissional. Isso o leva a deixar uma série de coisas em segundo plano, como Maria Clara e todas as outras relações das quais colocava como tão importante.


Em um parâmetro de 15 anos na vida desses dois personagens, mergulhamos a fundo na vida dos Thomas, seus altos e baixos são explorados conforme Maria Clara faz uma descoberta que altera para sempre sua relação com Felipe — e pede para que ele saia de casa enquanto um de seus filhos está viajando. 

Um livro que explora todas as dores que a quebra de confiança pode causar. Fiquei impactado com o quanto a autora de "O que não ficou para trás" conseguiu colocar em seu enredo e em seus personagens tantas camadas e tantas cicatrizes: algumas que foram curadas e outras que estão escondidas demais, mas ainda são sentidas. 


A quantidade de temas que Samia aborda nesse primeiro volume é impressionante, mas dentre todos eles o que mais me arrebatou foi a forma como eles são dialogados e como, no final, todos nós estamos procurando pelo processo de cura. Talvez se eu colocasse os temas abordados nesse livro eu poderia acabar trazendo algum spoiler pra vocês, então não irei pontuá-los de forma precisa. 

Isso porque o mistério a respeito do que Felipe fez povoa a primeira metade do livro de forma potente, sendo um ótimo condutor (e atiçador) para os leitores continuarem a avançar nas páginas desse livro. 


Conforme eu disse, o foco da história é em todos esses personagens, seja na Maria Clara ou nos irmãos Thomas. Todos os quatro tem momentos em que suas dores e traumas são expostos, Felipe aqui é um ótimo núcleo que acaba espelhando todas as facetas dos personagens que cercam esse livro. 

A escrita da Samia é poética e super potente, alguns dos diálogos entre os personagens em seus momentos mais despidos de formalidades são incríveis e super dolorosos de se lerem. 


Uma coisa que eu gostei muito foi a forma como a narrativa se desenrola tanto no passado quanto no presente, começando lá em 2005 com o encontro entre Maria Clara e Felipe. Assim, em capítulos intercalados, vamos avançando no tempo em paralelo com o presente! O controle narrativo de Samia é muito bem ajustado para termos a quantidade de informações necessária para seguir adiante. 

Enfim, eu gostei muito do final do primeiro volume e já vou emendar com a leitura do segundo, mal posso esperar para ver o que Samia irá fazer com esses personagens e essa situação tão complexa da qual eles fazem parte! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ABRASADOS"

  Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler   Abrasados escrito por Fernanda Egger.  "Se vo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!