3 de fevereiro de 2024

RESENHA: AMOR E MORTE

 



Organizadores: T. M. Alexandrino
Editora: Viseu
Páginas: 104
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Amor e morte é um livro de estreia. Em suas poesias, T.M. Alexandrino explora diferentes tipos de inseguranças, traumas e ressentimentos de um eu lírico abalado e fragmentado, trazendo ao leitor reflexões sobre o amor – como relacionamentos moldam a autoimagem e como uma autoimagem distorcida molda relacionamentos – e sobre a morte – como há coisas piores do que o fim.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Amor e morte lançado pela editora VIseu. O livro é de autoria de T. M. Alexandrino e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Gás e poeira
Se transformaram em estrelas.
Será que posso
Me tornar alguém melhor?"



Organizado como uma coleção de fragmentos poéticos, o livro "Amor e morte" traz uma coletânea de poesias que expressam diversos sentimentos como perda, amor, relacionamentos, percepção e análise de si mesmo e muitos outros temas. 

Uma coisa que me surpreendeu durante a leitura dessa coletânea é a forma como cada poema é uma janela aberta para o mundo interior da autora, que compartilha suas vivências e reflexões sobre a vida de forma delicada, muito bem estruturada e bem visceral.  


Um poema que eu queria trazer o fragmento pra vocês se chama "Não estou pronta", onde parece existir uma certa ambivalência emocional do eu-lírico, que, apesar de expressar covardia e dor do passado, possui certa hesitação em aceitar um amor por conta de suas próprias inseguranças, culminando na decisão de não estar pronta para um relacionamento estável, apesar do amor declarado. 

"Mesmo que eu seja covarde
Mesmo que ainda sinta
Tanta dor antiga
Contigo, não tenho medo
E isso me assusta

Sei que não preciso
Me sentir insegura
Seu sorriso
Não me põe em apuros
E isso me causa pânico

Desculpa
Não estou pronta
Pra um amor seguro
Preciso ir embora
Apesar de te amar
Mesmo que te machuque"

A dualidade entre a necessidade de afastamento e o reconhecimento do amor existente reflete a complexidade emocional e a luta interna que todos nós enfrentamos em algum momento de nossas vidas.  O poema captura a tensão entre a busca pelo amor e a resistência à vulnerabilidade, explorando temas de insegurança, medo do compromisso e a natureza complexa dos relacionamentos.


Embora o amor possa chegar mais rápido que a morte, sua durabilidade é efêmera em comparação, essa é uma das reflexões possíveis no poema que nomeia o livro. A reflexão sobre a insustentabilidade de amar alguém para sempre é apresentada com a ideia de que o amor vacila facilmente, sendo um "eterno passageiro" que, apesar de sua fugacidade, deixa uma marca duradoura. 

"O amor vacila fácil
É um eterno passageiro
Mora no ponto de ônibus
Mas quando passou
Ficou em mim
Continuou doendo
Mesmo depois do fim

Já a morte
Não acaba, não passa, não foge
Segura sua mão com força
E não solta
É fiel
Mas não se torna
Uma companhia"

Por outro lado, a morte é caracterizada como algo inescapável e permanente... A certeza e a imutabilidade da morte são contrastadas com a efemeridade e a incerteza do amor. Assim, apesar de ser inevitável enfrentar ambos, o amor às vezes chega a ser mais torturante do que a própria morte.

Enfim, esses são apenas alguns dos apontamentos dos livro. Confesso que fiquei maravilhado com a profundidade dessas poesias e todas as reflexões que elas podem nos oferecer! Fica aí a dica para a leitura. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: RAZÃO E SENSIBILIDADE

  Organizadores:   Jane Austen Editora: Faro Editorial Páginas: 288 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Considerado...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!