14 de fevereiro de 2024

RESENHA: DEVANEIOS DE UM PESCADOR E OUTROS CONTOS

 



Organizadores: Márcia Macedo
Editora: Viseu
Páginas: 82
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Em Devaneios de um pescador, mergulhamos em um universo intrigante no qual a solidão é o único companheiro em uma ilha isolada por um longo período. O primeiro conto, que dá nome à obra, nos leva a refletir sobre a experiência de estar preso nesse ambiente e ter apenas nossos pensamentos como companhia. À medida que avançamos na leitura, somos conduzidos por outros contos e crônicas que exploram temas diversos. Desde contrastes sociais até partidas de futebol, de realidades paralelas à contemplação da natureza, cada história nos reserva uma surpresa única.Esta obra nos convida a explorar um novo universo literário, no qual as narrativas curtas nos transportam para diferentes cenários e nos envolvem com personagens cativantes. O livro apresenta uma coletânea de contos e crônicas que entrelaçam realidades distintas, despertando emoções e reflexões nos leitores. Prepare-se para embarcar em uma jornada literária repleta de surpresas e descobertas
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Devaneios de um Pescador e Outros Contos lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Márcia Macedo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


"Estou em alerta! Já posso sentir nos meus ossos que algo estranho vai acontecer. Tento me acalmar, mas é inútil. Meu coração dispara e minhas mãos tremem. De repente, algo rasteja entre minhas pernas e mais do  que depressa subo na primeira árvore que vejo."

O trecho acima é do primeiro conto do livro.  Ocupando a maior parte do livro, aqui mergulhamos nessa experiência de confinamento, onde a única companhia é a própria mente do pescador — nosso protagonista. Em meio às ondas que quebram nas margens e ao vento, o personagem se vê diante de questionamento a respeito de sua própria natureza e a forma como lida com a solidão daquele lugar. 


"Devaneios de um Pescador" foi uma das experiências mais estranhas e fascinantes que tive em 2024 (até agora). Na história nós nos encontramos com um personagem que está em uma ilha. Não sabemos direito se ele está preso, em reclusão ou simplesmente fugindo, mas acompanhamos sua rotina naquele lugar enquanto algo parece vigiá-lo. 

Em um conto com poucos diálogos e muitos momento de percepção e tensão, eu gostei muito da forma como Márcia consegue criar tensão e clímax em sua história. Sabemos que existe algo de errado desde o começo do conto, mas não entendemos direito o quê. Dividido em três partes, chegamos a solução de muitas das perguntas que vamos criando no terceiro capítulo. Eu gostei muito da forma como a autora ofereceu uma nova compreensão a respeito de tudo o que lemos anteriormente. INCRÍVEL. 


Além disso, os momentos mais introspectivos da narrativa fazem tudo valer a pena. Gostei muito da forma como Márcia consegue equilibrar essa atmosfera mais melancólica e intimista a algo que seja narrativo e intrigante. O conto é breve e em nenhum momento eu me senti entediado ou frustrado pelo o que estava acontecendo — pelo contrário. 

Além da história principal, conhecemos também outros pequenos contos escritos pela autora. Em uma espécie de espaço mais experimental, ela brinca com questões como lembranças, realidades paralelas e muitos temas que flertam com a ficção de modo mais profundo. 


"Devaneios de um Pescador" nos convida para explorar um pouco de seu próprio universo literário. Eu gostei muito de conhecer sua escrita e acredito que este é apenas o começo de uma carreira incrível. Fica a indicação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!