3 de fevereiro de 2024

RESENHA: MESTRE DOS DJINNS

 



Organizadores: P. Djèlí Clark
Editora: Suma
Páginas: 351
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Cairo, 1912. Fatma el-Sha’arawi é a mais jovem mulher a trabalhar para o Ministério de Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais. Mas ela certamente não é nenhuma novata, ainda mais depois de ter impedido a destruição do universo no último verão.Após um assassinato envolvendo os membros da Sociedade Hermética de Al-Jahiz, irmandade secreta dedicada ao homem mais famoso da história, a agente é convocada para investigar o caso. Quarenta anos antes, al-Jahiz abriu o véu que isolava o mundo mágico ― trazendo os djinns, ou gênios, para a realidade humana ― e desapareceu sem deixar vestígios. Agora, o assassino alega ser o próprio al-Jahiz, que voltou para punir a sociedade moderna por suas injustiças sociais.Na companhia de Hadia, sua nova assistente, e de Siti, sua namorada e devota dos antigos deuses egípcios, Fatma precisará desvendar a identidade do impostor ― se é que ele é mesmo um impostor ― para reestabelecer a paz.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mestre dos djinns lançado pela editora Suma. O livro é de autoria de P. Djèlí Clarke a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Cairo, 1912. O calor abrasador envolvia as ruas poeirentas da cidade enquanto Fatma el-Sha’arawi, a mais jovem mulher a integrar o Ministério de Alquimia, Encantamentos e Entidades Sobrenaturais, caminhava pelas vielas em direção ao seu escritório. Ela não era uma novata, longe disso. No último verão, havia evitado a destruição do universo, e sua reputação a precedia.

Um assassinato de um dos membros da irmandade acaba abalando a estrutura local. Diante disso,  Fatma foi convocada para investigar o caso. Ao seu lado, tinha Hadia, sua nova assistente, uma jovem talentosa e curiosa. E, claro, Siti, sua namorada e devota dos antigos deuses egípcios.

O assassino, ousadamente, afirma ser o próprio al-Jahiz, figura essa que a quarenta anos foi responsável por abrir o véu que separava a realidade humana da realidade mágica. Agora, ele supostamente ressurgiu para punir a sociedade moderna por suas injustiças.

Além de trazer diversos elementos da mitologia egípcia, eu fui levado a ler "Mestre dos djinns" porque o romance simplesmente foi vencedor do prêmio Nebula em 2021 e Locus em 2022. Além de ter sido indicado ao Hugo Awards, que é uma das maiores premiações voltadas para livros de ficção e fantasia! Bem, P. Djélí Clark realmente nos oferece um mundo vasto em complexo em suas 350 páginas, e eu amei cada detalhe dele. 

Eu simplesmente amei me aventurar nesse Egito mágico que as páginas desse livro expurgam para a nossa mente. A construção desse esquema de magia é simplesmente fantástico! Fico triste por esse ser um livro único, porque gostaria muito de voltar para esse universo em uma provável continuação. Mas para quem leu e também amou, ouvi falar que existe um conto extra que traz a nossa protagonista Fatma! 

Falando na Fatma, ela é uma personagem que quebra completamente o padrão da sociedade que a cerca. Temas como machismo, queerfobia e misoginia são explorados de forma brilhante pelo autor em toda a história, isso se une ao arcos fantástico e dá mais consistência. 

Enfim, como eu já disse, o mundo é extremamente fantástico! Nasnas, ghouls, anjos e diversas entidades aparecem nas páginas desse livro. Estou fascinado por todo esse universo e queria muito voltar para ele de alguma forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!