12 de fevereiro de 2024

RESENHA: VIDAS RURAIS

 



Organizadores: Magna Cerqueira
Editora: Viseu
Páginas: 204
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Dos sonhos de um vaqueiro apaixonado pelo ofício às lutas de uma mãe pela educação dos filhos, Vidas Rurais expõe a fragilidade de um povo incorporado à brutalidade excludente de uma classe social. O enfrentamento à seca e o machismo cultural que insiste em tentar calar as vozes das mulheres em meio às labutas e andanças daquela gente. A presença do humor traz leveza a um povo que aprendeu a persistir nos sonhos com fé, poesia e sabedoria popular, apesar das cruzes para se carregar.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Vidas Rurais lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Magna Cerqueira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Pelejei pra encontrar uma fazenda que tivesse água e nada, só fome e morte." 

O livro "Vidas Rurais" de Magna Cerqueira mergulha no universo da vida no campo, destacando as experiências, desafios e esperanças de personagens que habitam a pequena fazenda de Santa Luzia. A narrativa gira em torno de uma família composta por Antônio, um vaqueiro dedicado e apaixonado pelos animais que cuida, sua esposa Marta, uma mulher forte e determinada, e seus filhos Ana Rosa e Otto.

Começamos a história com o nascimento de Ana Rosa e a partir daí vamos acompanhando a trajetória da família em uma rotina cheia de momentos de alegria e tensão enquanto Rosa cresce e acaba enfrentando dificuldades tanto em casa quanto na escola. Seu irmão Otto, resistente e corajoso, protege a irmã e tenta lidar com os desafios do dia a dia. A família lida com a escassez de recursos, a seca da região e a dura realidade da vida no campo, onde a fome e a desnutrição são constantes ameaças.


A história é cheia de personagens fortes, um dos quais eu mais me fixei foi com a  matriarca da família, Dona Marta se preocupa com o futuro dos filhos e busca garantir que tenham acesso à educação, mesmo diante das dificuldades financeiras. O vaqueiro Antônio, por sua vez, trabalha incansavelmente para cuidar do gado e garantir o sustento da família, mesmo com as condições adversas que podem colocar toda a fazenda da família em uma situação de pobreza extrema. 

"Enquanto Ana Rosa era pura emoção, Otto não se comprometia com aqueles acontecimentos, apesar de ser o mais velho dos filhos, a sua cabeça era de macho arretado que não se abatia com tamanhos problemas." 

Eu simplesmente amei a forma como Magna aborda a importância da escola como um refúgio e uma oportunidade de transformação social, destacando o quão vital é ter uma educação, vemos muito disso através dos personagens mais novos. Além disso, existe um forte diálogo sobre suas angústias, sonhos e aspirações, ler essas cenas nos coloca em um lugar onde podemos mergulhar em cada uma dessas personalidades tão distintas. 


O papel feminino é bem forte em "Vidas Rurais", além das personagens já citadas, temos Alice e Laura, por exemplo, que colocam ainda com mais evidência o quão difícil é ser mulher em uma sociedade patriarcal e machista. 

"Apreciar a natureza era pura esperança em dias melhores. Conseguia diminuir a tristeza estabelecida em todos os momentos."

Por fim, eu amei esse livro. Em alguns momentos ele é cruel e em outros reconfortante, mas o que fica é a força desses personagens. Além disso, a história consegue ressaltar a resiliência, a solidariedade e a determinação de cada um deles em meio às adversidades, mostrando como a união e a superação são fundamentais para enfrentar os desafios do mundo rural e construir um caminho rumo a uma vida mais digna e feliz. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: RAZÃO E SENSIBILIDADE

  Organizadores:   Jane Austen Editora: Faro Editorial Páginas: 288 Ano de publicação: 2023 Compre através deste link. Considerado...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!