24 de março de 2024

RESENHA: A COR PÚRPURA

 



Organizadores:  Alice Walker 
Editora: José Olympio
Páginas: 336
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Alguns dos personagens mais marcantes da literatura norte-americana recente estão neste livro – ganhador do Pulitzer e do American Book Award –, que inspirou a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg e o aclamado musical da Broadway, adaptado para o cinema.A cor púrpura, ambientado no Sul dos Estados Unidos, entre os anos 1900 e 1940, conta a história de Celie, mulher negra, pobre e semianalfabeta. Brutalizada desde a infância, a jovem foi estuprada pelo padrasto e forçada a se casar com Albert, um viúvo violento, pai de quatro filhos, que enxergava a esposa como uma serviçal e fazia dos sofrimentos físicos e morais sua rotina.Durante trinta anos, Celie escreve cartas para Deus e para a irmã Nettie, missionária na África. Os textos têm uma linguagem peculiar, que assume cadência e ritmo próprios à medida que Celie cresce e passa a reunir experiências, amores e amigos. Entre eles está a inesquecível Shug Avery, cantora de jazz e amante de Albert.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A cor púrpura lançado pela José Olympio. O livro é de autoria de Alice Walker e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  


Em "A Cor Púrpura" nós acompanhamos a história narrada por Celie, uma mulher negra que vive em uma realidade de opressão, abuso e discriminação. A forma como conhecemos mais sobre Celie, no entanto, foi o que mais me surpreendeu: A narrativa se desenvolve por meio de cartas escritas por Celie para Deus, 

A história se passa no Sul dos Estados Unidos, abrangendo o período entre os anos 1900 e 1940. Celie, uma mulher negra, pobre e semianalfabeta, enfrenta uma vida de brutalidade desde a infância. Ela é estuprada pelo padrasto e posteriormente forçada a se casar com Albert, um viúvo violento com quatro filhos, que a trata como uma serva e perpetua os abusos físicos e morais.


Ao longo de trinta anos, Celie expressa suas experiências, dores e reflexões através de cartas endereçadas a Deus e à sua irmã Nettie, uma missionária na África. A história cresce conforme Celie amadurece, revelando seus amores, amizades e os desafios que enfrenta. Um dos personagens notáveis é Shug Avery, uma cantora de jazz e amante de Albert, que desempenha um grande papel na vida de Celie.

Conforme eu já disse, o modelo de cartas me assustou em primeiro momento, mas talvez tenha sido isso que tornou minha experiência com essa história tão singular e tão impactante. Sim, "A Cor Púrpura" aborda temas como racismo, sexismo, abuso e superação, mas traz um retrato feminino que vai além dessas questões! E é tudo escrito de uma forma tão potente, tão sensível e tão poética... Juro, é um livro que é capaz de mexer com a gente. 


"A Cor Púrpura" não apenas denuncia as injustiças sociais, mas também revela a força resiliente da protagonista em sua busca por identidade e liberdade. Walker utiliza uma linguagem vívida e autêntica para explorar questões universais de amor, redenção e empoderamento feminino — e talvez seja isso que torne a obra tão relevante, mesmo depois de tanto tempo lançado. 

Além disso, o livro conquistou o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1983, solidificando seu lugar como uma obra seminal. Sabemos que prêmios são importantes, mas o que mais vale é a forma como essa história inspirou (e continua a inspirar) autoras e autores que querem fazer retratos de suas realidades e suas existências de uma forma que faça sua voz ser ampliada através das palavras. 


 



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: O RETRATO DE DORIAN GRAY

Organizadores:   Oscar Wilde Editora:  Darkside Books Páginas: 192 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. “Eu represen...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!