27 de abril de 2024

RESENHA: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA




Organizadores: Paulo Freire
Editora: Paz&Terra
Páginas: 144
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Um duque foi assassinado. O lorde da Quinta dos Espinhos foi incriminado. E o Destino, o esquivo irmão da Morte, fixou residência em um suntuoso palácio próximo. Ele deseja se vingar da Morte, que ceifara a vida da mulher que o Destino amava... e sua vingança será ter Signa para si, custe o que custar. Signa e sua prima Blythe estão certas de que o Destino pode salvar Elijah Hawthorne da prisão injusta se aceitarem sua presença. Mas, quanto mais tempo passam com ele, Signa exibe novos poderes admiráveis que a ligam ao passado do Destino, e mais assustadora se torna a realidade. Com mistérios e perigos a cada esquina, as primas devem decidir em quem confiar enquanto navegam na alta sociedade, desvendam os assassinatos que assombram sua família e participam dos jogos inesperados do Destino – tudo com suas vidas em jogo. Ousada e cheia de suspense, esta sedutora sequência de Belladonna continua a história de Signa e o Ceifador – entremeada pelas forças do Destino. Cuidadosamente elaborada por Adalyn Grace, esta narrativa é tão romântica quanto mortal.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa lançado pela Paz&Terra. O livro é de autoria de Paulo Freire e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  

Impossível passar por qualquer graduação de licenciatura sem ler Paulo Freire. Talvez "Pedagogia do oprimido" seja um dos livros mais famosos do professor, mas é em "Pedagogia da autonomia", publicado em 1968,que vemos o olhar apaixonado da luta do autor contra as injustiças sociais e a opressão sistêmica que afligem o sistema de educação brasileiro. 

Freire desmembra o paradigma educacional tradicional, que ele enxerga como um instrumento de dominação que perpetua a marginalização e a alienação como método de controle. Sua proposta então é construída a partir de uma educação de diálogo, conscientização e ação transformadora. Ele propõe uma pedagogia que não apenas ensine, mas também capacite seus estudantes se tornarem agentes ativos na transformação de sua própria realidade.

O livro ressoa com o apelo urgente pela conscientização como um catalisador para a libertação. Freire argumenta que é essencial que os oprimidos despertem para sua condição e para o potencial de mudança que reside em sua própria ação coletiva. Ele enfatiza a necessidade de uma educação que não se limite à mera transmissão de conhecimento, mas que também cultive a consciência crítica e a capacidade de intervenção dos educandos no mundo ao seu redor.

A influência de "Pedagogia do Oprimido" vai muito além da sala de aula, já que o campo do ensino é apenas o primeiro passo para a jornada de todos nós. É fácil entender o porquê de Freire ser tão atacado por certo tipo de gente, empoderar as massas e criar pensamento crítico pode ser perigoso para quem quer mandar um tipo de poder: o de controlar. 

Paulo Freire foi um educador incansável, um humanista comprometido e um defensor apaixonado da igualdade. Nascido em 1921 no Brasil, sua vida foi moldada pelas injustiças que testemunhou ao seu redor. Como educador, ele viveu entre os marginalizados e isso fez com que sua obra tenha essa abordagem de uma educação humanizada e espalhada por diversos cursos de licenciatura (inclusive o que eu faço) 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: PLANETA CORAÇÃO

  Organizadores:   Tatiana Fazio Editora:  Viseu Páginas: 70 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Aqui, neste lugar ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!