20 de novembro de 2024

RESENHA: UNIVERSO PARALELO

 


Organizadores:  Fábio Alberti
Editora:  Flyve
Páginas:  308
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Um grupo de cientistas viaja pela galáxia com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o gigantesco buraco negro SAGITTARIUS A*, localizado no núcleo da Via Láctea. Enquanto uma parte dos pesquisadores permanece na recém-construída estação espacial de Plutão, o líder da pesquisa, Eduardo Gouveia, vai para a órbita do buraco negro, a fim de coletar amostras. Entretanto, um acidente acontece e Eduardo ultrapassa o horizonte de eventos, chegando a um universo paralelo. Seus amigos partem em um desesperado resgate.Universo Paralelo: Viajantes do Cosmos, Volume 1 oferece uma perspectiva única e criativa a cada leitor que decida embarcar nesta obra de ficção científica rumo ao desconhecido, aprimorando cada dia mais o lado imaginário da mente com leituras leves e intuitivas.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Universo Paralelo - Livro 1 - Viajantes do cosmos, lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Fábio Alberti e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Nesse verdadeiro épico de ficção científica nós conhecemos o brilhante Eduardo Gouveia, que trabalha para a Agência Nacional Espacial. Sua principal função é recrutar e liderar uma equipe de primeira linha com a missão de explorar o buraco negro Sagittarius A*, no coração da Via Láctea. 


A equipe conta com Michelle, uma astrobióloga francesa que está dividida entre os sentimentos por Eduardo e o passado com o ex-namorado, Jules; Afonso, engenheiro mecânico brasileiro; Toshio, um químico meticuloso; Cesc, biólogo formado em Barcelona; e o enigmático Yarin, da força aérea russa. Juntos, eles formam um grupo amplo necessário para a viagem que promete mudar o rumo da humanidade. 

Pra isso, a equipe se divide: enquanto Eduardo segue direto pra órbita do buraco negro, o restante fica na estação espacial de Plutão — uma estrutura de última geração com laboratórios de física, biologia, química e tudo que uma missão científica de peso precisa.


Só que a missão toma um rumo inesperado quando Eduardo cruza o horizonte de eventos do buraco negro e é lançado em um universo paralelo. O que era uma coleta de amostras se transforma em um desastre com consequências inimagináveis. Com a vida de Eduardo em risco, Michelle, Yarin, Toshio e Cesc resolvem roubar a nave Zenit e se lançam numa operação de resgate desesperada, indo contra todas as ordens da ANE e colocando suas próprias vidas em jogo.

Pra início de conversa, esse é o primeiro volume de uma provável trilogia, então muito do que acontece em "Universo Paralelo" é apenas o início de algo maior que Fábio com certeza irá desenvolver mais pra frente. Mesmo assim,  esse primeiro livro consegue se consolidar como um ótimo início e com uma história sólida de pesquisa no extremo do universo. 

O livro é dividido em três partes, a primeira narra o treinamento e entrosamento do grupo e início da missão. Confesso que fiquei bem impressionado pela forma como Fábio pesquisou para construir o lado mais "científico" do livro. A segunda parte, intitulada "A travessia" torna tudo muito mais interessante, pois é a partir desse ponto de "desvendamos" o desconhecido através da viagem de Edu pelo buraco de minhoca. 


Se você gosta de 2001, uma odisseia no espaço; e filmes como Interestelar ou Perdido em Marte, acho que você tem tudo pra gostar desse livro. A terceira parte serve como um enorme gancho para o que vem aí, isso porque Edu começa a desbravar e conhecer mais sobre a realidade da qual ele se encontra? O que ele encontra lá? Isso eu não direi, mas fique tranquilo que o autor já dá respostar (mesmo que breves) nesse primeiro livro!

Gente, só leiam! Essa história com certeza é uma leitura que brinca com o fascínio pelo cosmos e nos faz questionar o que há além dos limites da nossa realidade. É um prato cheio pra quem curte ficção científica, com uma trama que explora ciência, amizade e o lado mais sombrio da curiosidade humana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ABRASADOS"

  Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler   Abrasados escrito por Fernanda Egger.  "Se vo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!