Organizadores: Fábio Alberti
Editora: Flyve
Páginas: 308
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.
Um grupo de cientistas viaja pela galáxia com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o gigantesco buraco negro SAGITTARIUS A*, localizado no núcleo da Via Láctea. Enquanto uma parte dos pesquisadores permanece na recém-construída estação espacial de Plutão, o líder da pesquisa, Eduardo Gouveia, vai para a órbita do buraco negro, a fim de coletar amostras. Entretanto, um acidente acontece e Eduardo ultrapassa o horizonte de eventos, chegando a um universo paralelo. Seus amigos partem em um desesperado resgate.Universo Paralelo: Viajantes do Cosmos, Volume 1 oferece uma perspectiva única e criativa a cada leitor que decida embarcar nesta obra de ficção científica rumo ao desconhecido, aprimorando cada dia mais o lado imaginário da mente com leituras leves e intuitivas.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Universo Paralelo - Livro 1 - Viajantes do cosmos, lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Fábio Alberti e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Nesse verdadeiro épico de ficção científica nós conhecemos o brilhante Eduardo Gouveia, que trabalha para a Agência Nacional Espacial. Sua principal função é recrutar e liderar uma equipe de primeira linha com a missão de explorar o buraco negro Sagittarius A*, no coração da Via Láctea.
A equipe conta com Michelle, uma astrobióloga francesa que está dividida entre os sentimentos por Eduardo e o passado com o ex-namorado, Jules; Afonso, engenheiro mecânico brasileiro; Toshio, um químico meticuloso; Cesc, biólogo formado em Barcelona; e o enigmático Yarin, da força aérea russa. Juntos, eles formam um grupo amplo necessário para a viagem que promete mudar o rumo da humanidade.
Pra isso, a equipe se divide: enquanto Eduardo segue direto pra órbita do buraco negro, o restante fica na estação espacial de Plutão — uma estrutura de última geração com laboratórios de física, biologia, química e tudo que uma missão científica de peso precisa.
Só que a missão toma um rumo inesperado quando Eduardo cruza o horizonte de eventos do buraco negro e é lançado em um universo paralelo. O que era uma coleta de amostras se transforma em um desastre com consequências inimagináveis. Com a vida de Eduardo em risco, Michelle, Yarin, Toshio e Cesc resolvem roubar a nave Zenit e se lançam numa operação de resgate desesperada, indo contra todas as ordens da ANE e colocando suas próprias vidas em jogo.
Pra início de conversa, esse é o primeiro volume de uma provável trilogia, então muito do que acontece em "Universo Paralelo" é apenas o início de algo maior que Fábio com certeza irá desenvolver mais pra frente. Mesmo assim, esse primeiro livro consegue se consolidar como um ótimo início e com uma história sólida de pesquisa no extremo do universo.
O livro é dividido em três partes, a primeira narra o treinamento e entrosamento do grupo e início da missão. Confesso que fiquei bem impressionado pela forma como Fábio pesquisou para construir o lado mais "científico" do livro. A segunda parte, intitulada "A travessia" torna tudo muito mais interessante, pois é a partir desse ponto de "desvendamos" o desconhecido através da viagem de Edu pelo buraco de minhoca.
Se você gosta de 2001, uma odisseia no espaço; e filmes como Interestelar ou Perdido em Marte, acho que você tem tudo pra gostar desse livro. A terceira parte serve como um enorme gancho para o que vem aí, isso porque Edu começa a desbravar e conhecer mais sobre a realidade da qual ele se encontra? O que ele encontra lá? Isso eu não direi, mas fique tranquilo que o autor já dá respostar (mesmo que breves) nesse primeiro livro!
Gente, só leiam! Essa história com certeza é uma leitura que brinca com o fascínio pelo cosmos e nos faz questionar o que há além dos limites da nossa realidade. É um prato cheio pra quem curte ficção científica, com uma trama que explora ciência, amizade e o lado mais sombrio da curiosidade humana.