9 de setembro de 2025

RESENHA: SETOR 16 E A 3ª ESPADA

 



Organizadores: A. J. Guimarães Lara
Editora: Uiclap
Páginas: 334
Ano de publicação: 2025
Compre através deste link.

3 leques foram decifrados, porém apenas dois templos foram abertos e duas espadas mágicas encontradas. Várias mãos ansiosas e de lados opostos nessa disputa se estendem para tentar alcançar a 3ª espada e completar a coleção que pode levar até El Dorado.Will se separou de Iara e Ian para realizar a primeira Missão Oficial como Pena Verde. Durante essa missão, o rapaz descobriu várias informações que podem mudar o rumo dessa caça ao tesouro completamente. Os seus amigos também adquiriram novas informações e foram atacados e levados para uma parte diferente do país. Sem saber o que aconteceu uns com os outros, o trio tenta se comunicar e buscar novos aliados para proteger as espadas.Tentando juntar as pistas e dados coletados, os vários funcionários do Setor 16 criam improváveis alianças e inimigos. Todos planejam a mesma coisa, entrar no Templo Submerso e pegar o Artefato Mágico restante. Porém, cada um tem o seu objetivo para a 3ª Espada e esses objetivos podem ser mais cruéis do que o esperado.  

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Setor 16 e a 3ª espada, lançado pela editora Uiclap. O livro é de autoria de A. J. Guimarães Lara e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Depois de toda a correria dos volumes anteriores, nosso trio de protagonistas finalmente alcançou a patente de Penas Verdes dentro do Setor. Mas, se alguém pensou que isso traria tranquilidade, se enganou feio. Logo de cara, Will é separado de Ian e Iara para cumprir sua primeira missão oficial, e o que ele descobre nessa jornada pode mudar completamente o rumo dessa caça aos artefatos mágicos.

Enquanto isso, os gêmeos acabam sendo atacados e levados para longe, o que os obriga a agir por conta própria e buscar novos aliados. A comunicação entre eles e Will é cada vez mais difícil, e o clima de incerteza só cresce. Tudo isso acontece em meio a um objetivo comum: encontrar a terceira espada mágica, escondida no lendário Templo Submerso, que pode ser a chave para se chegar a El Dorado.


E como se já não bastassem as dificuldades, aqui temos uma revelação chocante: Bárbara, a diretora do Setor 16, traiu todos eles. A confiança que os personagens tinham na liderança da organização se desfaz em questão de segundos, e agora ninguém mais sabe em quem acreditar, principalmente com relação ao Canto da Cigarra. Em quem confiar? 

E estamos de volta! Primeiro, é importante eu salientar o quanto amo essa série! Dito isso, esse volume (e o penúltimo, até então) é o meu preferido! O que eu mais gostei nesse quarto volume foi justamente essa sensação de que a história cresceu junto com os personagens. O tom é mais sombrio, as apostas estão mais altas e o Guimarães não tem medo de mexer nas estruturas que ele mesmo criou lá atrás.

Uma coisa que eu falei no vídeo que gravei sobre o livro é que esse capítulo da série se aprofunda no passado do nosso trio protagonista! Seja por parte de Will, que acaba descobrindo quem era seu verdadeiro pai após saber que foi adotado (sem spoilers aqui) e também por parte dos nossos gêmeos preferidos: Ian e Iara! A relação de ambos com o Canto da Cigarra é explicada nesse livro e eu amei cada minuto. 


Além disso, o antagonismo de Bárbara, a antiga diretora do Setor 16, dá uma nova dinâmica à história! Eu amei a forma como os protagonistas se colocam contra ela em uma verdadeira corrida contra o tempo. A segunda metade do livro mostra o quão frenética a narrativa pode ficar em diversos combates repletos de tensão e itens mágicos (inclusive eu amo esse caráter fantástico dos livros). 

A história e o folclore brasileiro continuam a serem utilizados no livro, figuras como Boitata, por exemplo, ocupam um protagonismo chave na reta final do livro. Falando no final... Ele é poderoso e meio melancólico, mal posso esperar pela continuação! Só de pensar que será o último livro eu já fico triste, mas a série tem tudo para acabar em seu ápice. 

Até lá, leiam a série do Setor 16, ela é maravilhosa! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER " VOCÊ PODE TER SUPERDOTAÇÃO E AINDA NÃO SABE"

  Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Você pode ter superdotação e ainda não sabe escrito...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!