14 de outubro de 2025

RESENHA: VERSOS E TRAÇOS (MAIS QUE) ABSTRATOS

 

 


Organizadores: Marcelo do Rêgo Barros Lapenda
Editora: Power Facil
Compre através deste link.

Versos ou mal traçadas linhas que foram surgindo abstratamente, perfazendo um rascunho, não necessariamente dentro de métricas ou rimas, mas expressando, em alguns casos, sentimentos e, em outros, meras ideias, sonhos, ou até nada, deixando o leitor livre para os imaginar ou interpretar.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Versos e Traços (mais que) Abstratos, lançado pela editora Power Facil. O livro é de autoria de Marcelo do Rêgo Barros Lapenda e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

E aqui estamos nós, essa é a segunda leitura que faço do Marcelo e não canso de dizer que estou me surpreendendo muito com todo seu imaginário literário. Aqui, em "Versos e Traço", a proposta aqui é bem direta: versos livres, sem a obrigação de rimas ou métricas, que surgiram de forma espontânea. Lapenda nos entrega seus sentimentos, ideias e sonhos, dando total liberdade para a gente interpretar e se conectar com o texto.

O livro já abre com uma reflexão sobre a importância do pensamento livre, e essa é a tônica da leitura. Em um dos poemas, "A Esperança", ele fala sobre como a vida é dinâmica e está sempre em movimento, assim como a água de um rio, questionando a estagnação. É uma mensagem poderosa sobre mudança e liberdade.

Mas a coletânea também explora a incerteza e a dúvida. Encontrei poemas que questionam o futuro, que expressam o cansaço de enfrentar os mesmos ciclos e que até flertam com o desejo de fuga, citando Manuel Bandeira. Em contraste, o autor mostra sua versatilidade com versos que descrevem uma pessoa amada com uma delicadeza enorme, falando de "olhos celestes" e "cabelos dourados", mostrando um lado mais lírico e apaixonado.

Até mesmo um "Poemeto de Natal" encontra seu espaço, trazendo uma mensagem mais direta de amor e compreensão, o que mostra a variedade de emoções que o livro percorre.

O que mais me cativou foi essa honestidade. É um livro que acolhe, provoca e emociona de diferentes formas. A ausência de uma estrutura rígida cria uma conversa íntima com o leitor. Eu simplesmente amei esse livro!! Para quem busca uma poesia que fala direto à alma, sem filtros, essa é a pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: A ÚLTIMA LUZ DA CONSOLAÇÃO

Organizadores: Rafael Warlet Editora: Independente Compre através deste link. "São Paulo, 1993. Sob a garoa constante, um crime p...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!