21 de fevereiro de 2026

RESENHA: GÁRGULA I - O DIADEMA DO PRÍNCIPE



Organizadores: Rafael Hofmann
Editora: Viseu
Páginas: 200
Ano de publicação: 2026
Compre através deste link.

Às vésperas de completar quinze anos, Richard levava uma vida tranquila na encantadora Vila da Montanha até que o súbito desaparecimento de Madeleine, uma enigmática amiga de seu avô, o revela um dom até então oculto: a magia corre em suas veias. Ao lado de Leonard, seu amigo elfo, e de seu excêntrico avô Charlie, um mago enferrujado que há anos não lança um feitiço, Richard embarca em uma jornada que atravessa novos mundos, desvenda segredos ancestrais e o confronta com verdades que transformarão não apenas a sua história, mas também a essência de quem ele é. Em um universo onde o extraordinário se mostra nas dobras do cotidiano, Gárgula convida o leitor a descobrir que algumas jornadas começam exatamente onde termina a infância. Para leitores que cresceram amando universos fantásticos e sonham em reencontrar a magia aqui está um novo mundo à espera de ser descoberto!  

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O Diadema do Príncipe, o primeiro volume da saga Gárgula, lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Rafael Hofmann e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Richard Brakerville é um jovem de 14 anos que vive na pacata Vila da Montanha. Cercada pela perigosa Floresta das Frutas Negras, a vila segue um estilo de vida isolado, onde ninguém ousa atravessar a mata densa habitada por ogros. No entanto, a vida de Richard vira de cabeça para baixo quando ele descobre, através de seu avô Charlie, que pertence a uma linhagem de magos e que seus poderes despertarão em seu aniversário de 15 anos.

A tranquilidade da vila acaba quando a vizinha Madeleine desaparece, e Richard se vê frente a frente com uma bruxa que busca um antigo livro de feitiços. Determinado a resgatar Madeleine e entender seu legado, Richard parte em uma jornada ao lado de seu avô e de seu amigo elfo, Leonard.

O grupo acaba chegando ao reino de Gárgula, uma cidade fantástica e imensa que serve como o coração comercial daquelas redondezas. Mas o que brilha na narrativa é o mistério familiar: o Príncipe Philip, que governa Gárgula há quase um século com aparência de jovem, esconde um passado sombrio envolvendo um diadema prateado.

Enquanto tenta salvar aqueles que ama, Richard precisa lidar com traições de quem menos esperava e entender que o poder exige sacrifícios reais.


Minha experiência com a obra do Rafael foi surpreendente. A mitologia criada ao redor das ninfas de cada elemento e a divisão entre o mundo "comum" da Vila e o esplendor de Gárgula são muito bem construídas. Além de ter amado passar um tempo na Vila da Montanha e na Floresta das Frutas Negras. 

O que mais chama a atenção é como Hofmann, mesmo em uma fantasia juvenil, não foge de temas pesados como a morte, o abandono familiar e as consequências do egoísmo. Embora tenha sido escrito originalmente há 15 anos, o livro traz questionamentos muito atuais sobre amadurecimento. Richard começa como um garoto curioso e termina a jornada transformado pelas perdas e pela responsabilidade de seu poder. 

A obra nos faz pensar: até onde alguém iria para manter sua juventude e poder? E como as feridas causadas pelos pais refletem nas gerações futuras? E claro, dá espaço para personagens secundários brilharem, como Storgoff, Parvehl, Charlie e Mike, por exemplo. 

A edição da Viseu está muito caprichada, com uma diagramação que valoriza o texto e facilita a imersão nesse universo! É um prato cheio para quem gosta de uma aventura clássica de "jornada do herói" com reviravoltas que a gente não espera. Coisa que eu, sinceramente, amo! 


O que você achou desse livro? Me conta nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: GÁRGULA I - O DIADEMA DO PRÍNCIPE

Organizadores: Rafael Hofmann Editora: Viseu Páginas: 200 Ano de publicação: 2026 Compre através deste link. Às vésperas de comple...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!