20 de julho de 2026

TRÊS MOTIVOS PARA LER "O CAOS E EU"




Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler o livro O Caos e o Eu, publicado pela Ipê das Letras e escrito por Parraz

A busca do ser humano pelo seu eu, por uma identidade que possa levá-lo à compreensão de si mesmo, do seu ser mais íntimo, acompanha-o há séculos. Várias tentativas foram feitas, mas as identidades apresentadas não correspondem a um eu que é apenas fragmentos! Nessa busca que perpassa a existência, o que se encontra é o eu estilhaçado! Como estabelecer identidade ao que é, por essência, falta? O que resta é o caos! Nele manifestamos sentimentos, emoções, desejos, conquistas, fracassos e cansaços. Nesta babel existimos!

 

1. Porque aproxima filosofia e poesia de uma forma muito acessível

Uma das coisas que mais gostei em O Caos e o Eu foi a maneira como Parraz trabalha temas filosóficos sem transformar a leitura em algo difícil ou distante. Os poemas levantam perguntas sobre quem somos, como construímos nossa identidade e de que forma mudamos ao longo da vida, mas fazem isso através de uma escrita bastante natural.

O resultado é uma leitura que convida à reflexão sem parecer complicada. Em vários momentos eu terminava um poema e ficava pensando nele por alguns minutos antes de seguir para o próximo. Gosto quando a poesia provoca esse efeito e abre espaço para que cada leitor encontre interpretações diferentes.

2. Porque os poemas conversam com diferentes aspectos da vida


Outro ponto que me chamou bastante atenção foi a variedade dos temas abordados. Embora exista um eixo central relacionado à identidade, Parraz também escreve sobre trabalho, amor, espiritualidade, esperança, desejos e relações humanas. Isso faz com que cada poema apresente uma perspectiva diferente e mantenha a leitura sempre interessante.

Alguns textos me marcaram mais do que outros, principalmente "Bar", que transforma uma cena cotidiana em uma reflexão muito bonita sobre cansaço, liberdade e humanidade. São poemas que mostram como situações aparentemente comuns também podem carregar grandes questionamentos quando olhadas com mais atenção.

3. Porque é um livro que merece ser relido

Poucos livros de poesia me dão vontade de voltar aos mesmos textos logo depois de terminar a leitura, mas isso aconteceu com O Caos e o Eu. Muitos poemas apresentam novas interpretações conforme voltamos a eles, justamente porque dialogam com experiências que também mudam ao longo da nossa vida.

Acho que esse é um dos maiores méritos da obra. Em vez de entregar respostas prontas, Parraz prefere levantar perguntas e deixar que cada leitor construa suas próprias conclusões. É uma leitura contemplativa, daquelas que funcionam em momentos diferentes da vida e que provavelmente vão despertar percepções diferentes a cada releitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

RESENHA: O FILHO DA OUTRA

Organizadores:  Paulo Azevedo Editora: Folio Ano de publicação: 2026 Compre através   desse link " O Filho da outra conta a his...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!