15 de agosto de 2018

RESENHA: A PLAYLIST DE HAYDEN



A Playlist de Hayden
Autor(a): 
Michelle Falkoff
Editora:
 Novo Conceito
Páginas
: 288
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. 

"Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta", confesso que essa frase me deixou curioso antes de iniciar a leitura de A Playlist de Hayden. Ao ler a sinopse, a história me lembrou um pouco Os 13 Porquês, mas, apesar dos dois livros tratarem de assuntos parecidos (como bullying, preconceito e assédio e suicídio), as obras não poderiam ser mais diferentes. Um ponto positivo, já que A Playlist de Hayden trata do assunto de maneira mais sutil e delicada. 



Sam preenche vários esteriótipos de um garoto geek que frequenta o ensino médio: Ama videogames, evita situações muito sociais e se distância dos valentões que fazem da sua vida escolar um inferno. No meio disso tudo, o protagonista pode contar com Hayden, seu melhor (e único) amigo. Entretanto, tudo muda quando, após uma briga entre os dois, Hayden comete suicídio. Antes do ato, o garoto deixa uma playlist em um pen drive para o seu melhor amigo com uma nota de que, ao interpretar as músicas contidas naquela playlist, seu suicídio fará sentido.

Nisso, Sam é guiado entre músicas e descobertas sobre o passado de seu melhor amigo, os segredos que Hayden guardava abrem os olhos de Sam para novos relacionamentos e um entendimento melhor sobre o que guia as pessoas, o porquê delas agirem como agem e, principalmente, suas dores. 





Um outro ponto bem interessante do livro é a abordagem ao agressores da história, ou seja, o trio, apelidado de trifeta do bullying , o fato de um dos membros desse trio ser o irmão do garoto que comete suicídio é algo forte. 
Tal conexão é bem explorada e nos serve de reflexão para como tratamos aqueles que estão ligados a nós. Michelle Falkoff, a autora do livro, trabalha todos esses elementos com uma sutileza incrível. 

O desdobramento dos personagens e  forma de como as músicas estão interligadas aos capítulos (sendo uma música da playlist por capítulo), com certeza é um diferencial da trama. Entre tantos artistas incríveis que servem de trilha sonora para a trama (como Florence and the Machine, Vampire Weekend, Foster the People e etc), pude descobrir novas músicas também. As referência a artistas e a cultura pop é um elemento bem definidor que nos atraí aos personagens, pode-se notar referências claras a Star Wars, Donnie Darko e The Walking Dead.



No geral, A Playlist de Hayden é um livro que, apesar da temática pesada e cada vez mais recorrente nas escolas e nas séries de tv, traz uma história de superação e libertação. recomento muito a leitura para todos aqueles que estejam curiosos. Afinal, assim como a literatura, a música também pode nos libertar dos nossos maiores demônios.

16 comentários:

  1. Só pela sinopse já me interessei. Amo histórias assim! ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu adorei o livro, a história é bem interessante. Já coloquei na lista de leitura!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, me interessei demais por esse livro... é exatamente do jeito que eu gosto. Não conhecia, mas já irei procurar por aqui pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter se interessado, depois me diga o que achou!

      Excluir
  4. Sua resenha caiu como uma luva nesse setembro, mês que intensificamos a conscientização sobre a importância de falarmos sobre o suicídio. O que aconteceu na história, o fato de um dos agressores ser irmão do suicida, é algo recorrente. Às vezes não somos agressivos, mas o fato de desprezarmos, ignorarmos e mostrarmos desinteresse àqueles que nos rodeiam também contribuem para que a aparente solução de alívio para muitas dores ocultas seja tomada.
    Ótima sugestão, a discussão sempre será válida.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A conscientização deve ser feita sempre que possível, porque infelizmente muitas pessoas são feitas de vítimas de bullying e assédio todos os dias. Tratar de assuntos como esse (na literatura ou não) sempre pode abrir portas para as pessoas se abrirem e procurarem ajuda.

      Excluir
  5. Adorei sua resenha e fiquei muito interessada no livro. Assuntos como este é sempre bom ter conhecimento. Aquele conhecimento que levamos para o nosso dia a dia para fazer com a gente se concientize dos nossos atos para com o próximo. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto este livro nos sites pela internet a fora, mas não imaginava que a temática dele era tão profunda. Gostei de saber que em alguns aspectos ele se assemelha aos 13 Porquês.
    Parabéns pelo post e pela resenha

    ResponderExcluir
  7. É um livro bastante interessante pra ler, gosto muito de história de superação histórias assim nos ensina muito, fiquei bem curiosa pelo livro, músicas é sempre bom, bjs.

    ResponderExcluir
  8. O livro tem uma temática de abordagem pesada, mas é preciso falar sobre isso.! Gostei da indicação!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo, tudo bem?

    Já tinha visto a capa do livro, mas não sabia do que se tratava, mas depois da sua resenha fiquei bem interessada. Gosto muito de ler livros com a temática do suicídio, pois sempre se tornam excelentes leituras e me marcam de alguma forma. O fato de abordar o bullying e de ter um irmão envolvido realmente é pesado. Mas, já quero ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii,
    Gostei que o livro é bem interessante pega um assunto bem pesado, tipo, bem profundo

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Que massa esse livro ele é muito interesse gostaria de ter um dia a oportunidade de ler ele,meu filho ia gostar muito desse livro vou mostrar seu post para ele,obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Acho que só o fato dela ter mais delicadeza na abordagem do assunto já deixa o livro mais interessa, pq acho que tudo isso deve ser abordado mas de maneira mais inteligente que os 13 pqs. Fiquei curiosa para ler e saber como as musicas conectam o livro :)

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!