6 de dezembro de 2020

RESENHA: O LAR DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES


O LAR DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca

Páginas: 352
Ano de publicação: 2016
Compre o exemplar clicando aqui

Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares de autoria de Ransom Riggs, publicado pela Intrínseca com a tradução de Ângelo Lessa.


Conforme eu tinha falado anteriormente, eu já tinha lido essa história em 2016, mas acabei não dando prosseguimento a série da srta. Peregrine, pois bem, nesse ano de 2020 tive a oportunidade de reler o primeiro volume e já partir pros outros em uma maratona! E nossa, ainda bem que eu fiz isso!

Tinha esquecido o porquê eu tinha gostado desse história, mas por sorte essa releitura me trouxe todos os personagens incríveis criados por Ransom Riggs de volta pra minha vida! Vamos começar por Jacob, um menino que cresceu escutando as histórias de seu avó sobre a Segunda Guerra Mundial, no entanto essas histórias são fantásticas demais, nelas os personagens que circulam a vida do avô Abe possuem poderes que os tornam peculiares. 


Uma menina com duas bocas, um garoto invisível e uma outra menina capaz de criar fogo com as mãos são algumas dessas personagens fantásticas, que Jacob descobre ao ir para a ilha do qual o avô tanto falava, não são tão frutos de sua imaginação! Mas sim reais. 

Que leitura maravilhosa, gente! Jacob pra mim começou como um personagem bem irritante (confesso), mas suas motivações e reações são compreensíveis dada toda a história, acredito que foram os personagens secundários que mais me atraíram por esse universo: Horace, Emma, a própria srta. Peregrine... Foi incrível conhecê-los um pouco nesse primeiro volume, e mal posso esperar para ler mais. 


A leitura em si flui muito bem, consegui manter uma média de leitura de 100 páginas por dia e não foi nada cansativo terminar o livro em um final de semana. Como a história é narrada pelo Jacob, a escrita é mais leve e até mesmo "informal", por se tratar de uma série com cinco livros acredito que seria uma boa o autor ir variando o ponto de vista com outros personagens mais carismáticos, mas vamos ver qual será o desenvolvimento!

Com relação ao final eu acabei gostando bastante, o embate que é gerado por conta do clímax corresponde ao ambiente que foi criado durante todo o livro! A construção do vilão antagonista é um pouco fraca, mas acredito que a questão da criaturas malignas chamadas de acólitos e etéreos será melhor explorada nos próximos livros. 


Se você ainda não tiver lido o livro mas conhecer a história por conta da adaptação, por favor, leia o livro! A história é muito melhor! (tem diferenças gritantes e um final completamente diferente do livro). 


Essa edição da Intrínseca está muito caprichada, repleto de imagens de época que o autor utilizou como material de inspiração para sua história, além disso a edição é de capa dura e conta com uma cor linda! (Essa capa que você vê em todo lugar é apenas uma jacket que vem por cima da capa original, maravilhosa, né?) 


Confira as outras resenhas dessa série:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!