8 de dezembro de 2020

RESENHA: O LAR DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES - CIDADE DOS ETÉREOS (LIVRO 2)


CIDADE DOS ETÉREOS
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca

Páginas: 384
Ano de publicação: 2016
Compre o exemplar clicando aqui

Cidade dos etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine. Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Cidade dos etéreos de autoria de Ransom Riggs, publicado pela Intrínseca.



Seguindo minha maratona da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, consegui terminar a leitura do segundo livro nessa semana! Peguei Cidade dos etéreos para ler logo após ter terminado o primeiro, o que foi ótimo porque tudo estava em fresco na minha memória! Achei impressionante como as duas leituras se encaixam perfeitamente e no final parecia que eu havia lido um único livro!


Dando prosseguimento ao desfecho do primeiro livro, Jacob finalmente cumpriu sua missão proposta anteriormente: encontrar as crianças peculiares das quais seu falecido avô, Abe, contava histórias a respeito desde quando Jacob era muito criança. 

No entanto, Jacob as encontrou em 1940! Isso por conta de que algumas mulheres possuem o dom peculiar de criar fendas no tempo, essas mulheres são conhecidas como ymbrynes, sendo a própria srta. Peregrine uma delas. Depois do final do primeiro livro, Jacob e os outros peculiares estão presos naquela fenda temporal em uma realidade cercada de acólicos e etéreos, a missão agora é de conseguir passar para outras fendas do tempo para sair daquela realidade. 


Um primeiro ponto que eu preciso destacar é o amadurecimento da narrativa. O autor foi muito inteligente em dar um tom mais sério e de mais urgência nesse segundo capítulo da série das crianças peculiares, porque a própria história pede isso! Agora o grupo de peculiares está sozinho em um dos momentos mais conturbados de nossa história, sem contar as centenas de monstros que estão atrás deles. 


Além da história ficar mais densa, senti que ela se amplia bastante também! Porque nesse livro conhecemos mais peculiares, que vivem em outras fendas do tempo. A mitologia criada pelo autor vai crescendo cada vez mais, e eu me sinto cada vez mais confortável lendo esses livros. 

A escrita de Riggs é rápida e bem eficiente, gosto que o autor consegue escrever de uma forma que não seja cansativa ou que enrole o leitor, fazendo com que a leitura seja bem rápida. Sei que o autor tinha pensado primeiramente em criar uma trilogia, portanto acredito que o próximo livro tenha um quê de finalização, mal posso esperar para começar a leitura de Biblioteca de Almas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEIS PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO

Organizadores:   Umberto Eco  Editora:  Companhia das Letras Páginas: 176 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. O que...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!