15 de março de 2021

RESENHA: MINDHUNTER PROFILE: SERIAL KILLERS


MINDHUNTER PROFILE: SERIAL KILLERS
Autor(a):  Robert K. Ressler & Tom Schachtman
Editora: DarkSide Books

Páginas: 406
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Como surgiu o método de investigação de serial killers que é usado hoje? Quem foram os responsáveis por desenvolver as ferramentas que permitem aos investigadores aprenderem e lidarem cada vez melhor com a prevenção ao crime e a resolução de assassinatos brutais? Uma dessas pessoas é Robert K. Ressler. Com Tom Shachtman, ele narra, em Mindhunter Profile: Serial Killers, seu período no FBI e revela o desenvolvimento do método de traçar perfis psicológicos dos assassinos seriais. Ressler é a principal inspiração do personagem Bill Tench, da série de televisão Mindhunter, e seu parceiro, John E. Douglas, foi a base para Holden Ford. Mindhunter Profile: Serial Killers leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos e mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Crime Scene Profile lançado pela DarkSide Books. O livro é de autoria de  Robert K. Ressler & Tom Schachtman. 



É estranho pensar que o termo serial killer é recente na nossa história, afinal pessoas com esse tipo de comportamento (o assassinato em série) sempre foi recorrente na nossa história. Mas uma coisa que não é estranha de se pensar é que o método investigativo para definir como uma pessoa como solucionar esse tipo de crime é recente. 


Pois bem! Especificamente durante a década de 1970, um grande estudo foi feito acerca desses assassinatos brutais, com o extremo uso da violência ou então com sua "bizarrices" que, no começo, fica difícil entender qual a lógica aplicada a ele. Vemos diversos filmes e séries de TV com vilões assassinos cheios de peculiaridades, geralmente com um agente de algum serviço de inteligência atrás dele. 

Uma das séries mais aclamadas nos últimos tempos foi a própria Mindhunter, que tece os eventos reais que levaram ao estudo acerca desses indivíduos (assassinos em série ou responsáveis por feitos extremamente cruéis ou insanos). A série é brilhantemente adaptada por John Penhall e narra a trajetória de dois agentes do FBI responsável por dar um ponta pé nesse estudo: Holden Ford e Bill Tech. 


Na vida real esses agentes tem outros nomes, Robert K. Ressler & Tom Schachtman, que são os autores de Mindhunter Profile! E gente, que leitura incrível que foi a desse livro! Temos transcrições diretas a respeito de como esse processo se deu: como os agentes traçaram o perfil psicológico dos assassinos e quais fatores eles utilizavam para definir um sistema de catálogo.  

Um motivo do livro fluir muito bem é o fato dele apresentar diversos casos que ocorreram e que servem de material de estudo para a dupla. É fascinante acompanhar os relatos, principalmente para quem gosta de livros que falem sobre true crimes. 


É bem interessante também pois muitos dos casos que são abordados nesse livro podem ser conferidos em outros livros do selo CrimeScene da Darkside! Inclusive o próprio BTK! (que na série parece que vai ter um ótimo desenvolvimento nas próximas temporadas). 

Enfim, a edição está maravilhosa! A DarkSide como sempre fez um trabalho impecável e isso reflete em todos os detalhes: seja nas imagens que acompanham os relatos, os trechos marcados... Tudo casa perfeitamente e ajuda a criar um clima único. 

4 comentários:

  1. Leo!
    Acredito que o mais interessante é todo detalhamento feito do método de se descobrir os serial killers. Deve ser um livro enriquecedor para quem, como eu, gosta de acompanhar o andamento de casos reais do tipo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a série. Aliás, amei a primeira temporada, a segunda nem tanto,mas mesmo assim, valeu a pena rs
    Por isso, estou doida por esse livro e outros do selo da Dark. BTK é um dos meus livros queridinhos na estante.
    Eu gosto demais disso de assassinos misteriosos, principalmente aqueles que causam esse tipo de estudo.
    Espero ler em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo meu tipo de leitura, acho bem interessante mergulhar a fundo na mente de um serial killer e se sentir parte da investigação

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da darkside e dos temas mais sombrios e investigativos que a editora costuma trazer! Já assistir a série e gostei.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!