12 de janeiro de 2021

RESENHA: O LAR DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES - MAPA DOS DIAS (LIVRO 4)

MAPA DOS DIAS
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca

Páginas: 448
Ano de publicação: 2018
Compre o exemplar clicando aqui

Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão. Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar. Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mapa dos dias de autoria de Ransom Riggs, publicado pela Intrínseca com a tradução de Giu Alonso e Ulisses Teixeira.



E cá estamos nós, novamente nos aventurando no mundo peculiar escrito por Ransom Riggs. No quarto volume da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares nós temos uma continuação direta dos eventos narrados no terceiro volume da série. Mais uma vez o autor utiliza o recurso de prosseguir com a narrativa do exato momento em que a anterior foi cortada!


Dado o final do livro anterior, Jacob quase foi preso em um manicômio pela própria família, mas por sorte o menino é resgatado pelas crianças peculiares. Assim, ele embarca em uma viagem com o grupo de amigos até aos Estados Unidos, onde todo o mundo peculiar está se reunindo para avaliar os estragos causados pelos etéreos e acólitos. 

Vale lembrar que o livro anterior foi palco para uma batalha definitiva entre as duas forças antagonistas, e o estrago causado por essa guerra entre peculiares e forças sombrias causou uma enorme ruptura em todo o sistema das ymbrynes


Nisso, Jacob ganha uma função dada pelo conselho de aves: servir de incentivo aos outros peculiares em tempos tão difíceis, visto que ele agora é uma celebridade (junto aos seus amigos), envolver-se na politicagem deste mundo parece tão arriscado quando envolver-se em uma outra guerra. 

Há muita controvérsia com esse livro pelo fato do terceiro ter encerrado a trama de modo tão satisfatório, inclusive eu fiquei com bastante receio do autor se prolongar demais nesse mundo e acabar perdendo a mão! Em um resumo breve, eu acredito que isso NÃO tenha acontecido nesse volume, e por mais que a narrativa se estenda de um modo cansativo (às vezes), ainda estou bem curioso pra conhecer mais a respeito dessa mitologia criada por Riggs



Isso porque mais do passado do avô de Jacob é revelado, e com ele podemos ver que o desejo de Jacob se manter a altura do seu exímio avô o leva a um destino bem diferente daquele que ele esperava. Um outro ponto bem interessante (e novo) que essa nova trilogia está nos trazendo é toda a política envolvendo a ordem das ymbrynes, acho que esse fator tem tudo pra trazer um ar novo para a série. 


Riggs continua a trabalhar a metáfora dos peculiares de uma forma incrível, podemos fazer várias analogias (principalmente em questão em preconceito e ao racismo) dentro do termo que ele emprega como "peculiar", e acredito que esse seja um dos maiores potenciais da franquia. 

A edição está belíssima! A editora Intrínseca segue arrasando na publicação dessa série, da qual eu estou bem ansioso para ler o quinto volume!


11 comentários:

  1. Eu conheço só o primeiro da série, e acho magnifica e tão "peculiar", como o nome já diz né. Tomando suas palavras acho muito bacana quando uma obra totalmente ficcional consegue trabalhar temas tão reais como preconceito e racismo, intolerância com aqueles que são diferentes de nós. Apesar de não conhecer a coleção completa, acho uma obra riquíssima em aventura, ótima leitura, livro lindo e ainda cheia de reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que é super fã da série. Fala super bem e diz que eu devo ler. Mas estou fugindo de séries longas, já basta as até tenho. Inclusive da Sra Riggs, Tahereh.
    Acho muito legal e importante, as analogias inseridas na trama, que além de a enriquecerem despertam reflexões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! No seu caso, espere até sair o sexto (e último) volume pra começar a ler, daí já lê tudo de uma vez haha

      Excluir
  3. Ai ai rs
    Aquele tipo de resenha que a gente vai lendo e olhando os livros na estante.
    Eu só tenho os três primeiros volumes, que oh, são de edições da revista Avon rs então,não chegam nem perto das edições da Editora!!!
    Mas o enredo é o mesmo, por isso, esse quarto livro é sim, muito desejado por mim!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vale é a leitura, amiga! E espero que você goste dessa nova parte da franquia!

      Excluir
  4. Essa série me chama muita atenção, porque acredito que seja um mundo que merece ser muito explorado pelo Riggs. As edições são sempre impecáveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Estou apaixonado por essas edições e pela história!

      Excluir
  5. Tá aí o livro que nunca me chamou a atenção para leitura, acho que por conta do filme que saiu anos atrás, fez com que eu desistisse de ler, pois o filme é bem ruinzinho (pelo menos pra mim kk), mas sua resenha está impecável migo e quem sabe futuramente eu não possa ler todos os livros!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Léo! Tudo bem? Adorei conhecer um pouco sobre essa série. Vi o filme que acredito ter se baseado no primeiro livro e confesso não ter ficado interessada, mas as pessoas elogiam tanto os livros... Quem sabe um dia né? A edição da Intrinseca realmente está muito linda!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!