30 de dezembro de 2020

PORAOLIST 2020 | LEITURAS MAIS ELETRIZANTES DO ANO!


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? É isso, estamos na última semana do ano! 2020 com certeza foi um dos anos mais estranhos que muito de nós vivemos e entre tantas mudanças e necessidade de adaptações, sempre é possível encontrar um conforto e uma familiaridade na literatura. 



E foi isso que muito de nós fizemos! Agora podemos tirar essa última semana pra rever nossas leituras e valorizar as histórias, autorxs, editoras e todes aqueles que ajudam a divulgar a a literatura! 


Nossa listinha de 2020 vai enaltecer as melhores leituras que fizemos nesse ano, sendo que esse post será dedicado as 7 MAIORES SURPRESAS DO ANO Vamos nessa


O misterioso caso de Styles
Autor(a): Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Por ser o primeiro romance da Agatha eu pensei que ela nos mostraria o primeiro caso de Poirot, mas não! Nessa história ele já é um famoso detetive, eu achei isso legal, pois já que a autora diz que esse indivíduo é tão brilhante, bom... ela tem que mostrar o porquê ele é tão brilhante, né? E ela mostra, Poirot brilha nas páginas seja pelo seu comportamento "lunático" como pela sua habilidade de dedução. Agatha realmente abraçou narrativas como Sherlock Holmes e Detetive Dupin para construir seu próprio mundo




O mal nosso de cada dia
Autor(a): Ronald Ray Pollock
Editora: DarkSide books

Por que está na lista?
 Em seu primeiro livro, Pollock reconstrói um cenário extremamente cruel e depressivo para situar sua história. Inclusive a vila parece ter um peso sobre os personagens, como se ali o mal ganhasse vida e se manifestasse nas pessoas que moram ali.  Mas nesse livro o mal não apenas habita um lugar, ele parece perseguir tudo e todos.  O que me surpreendeu no começo foi a forma como a narrativa é desenvolvida, isso porque no começo temos os protagonistas definidos (Willard e Arvin), entretanto os personagens secundários vão ganhando mais força conforme a história vai crescendo até chegarmos em uma determinada parte do livro (que contém sete partes) que são narradas por outros personagens.




Bom dia, Verônica
Autor(a): Raphael Montes & Ilana Casoy
Editora: DarkSide Books

Por que está na lista?
Os capítulos são divididos pelos pontos de vista de Verônica e Janete, duas mulheres que tem suas lutas individuais e que nos oferecem dois prismas diferentes acerca da violência física e psicológica: a vítima e a que oferece suporte. A relação das duas é repleta de altos e baixos que dão um atrito interessante para o enredo. A violência em si é bem visceral e você consegue sentir escorrer das páginas em alguns momentos, mas ela "faz sentido" dentro da própria história, tendo como noção a psicopatia dos personagens e a brutalidade com que eles agem. 





Mundo em caos 
Autor(a): Patrick Ness
Editora: DarkSide Books

Por que está na lista?
Bom, pra começar é bom eu falar que sou muito fã de livros de ficção na pegada distópica, no entanto faz um bom tempo que eu não lia nada do tipo (talvez porque eu tenha saturado um pouco do gênero, já que ele foi tão comercializado um tempo atrás), então demorei um pouco pra pedir Mundo em Caos justamente por conta disso, vi que ele foi muito bem avaliado quando foi lançamento pela Intrínseca em 2019, mas decidi esperar pra ler por conta disso e também pelo fato do livro fazer parte de uma trilogia que não tinha sido publicada por completo em português. Enfim, os outros dois títulos ainda não foram lançadas, mas fui vencido pela curiosidade e pedi o livro... Gente, me arrependo de não ter feito isso antes. Isso porque Mundo em Caos se tornou uma das minhas leituras preferidas do ano. 




Vilão
Autor(a): V.E. Schwab
Editora: Intrínseca
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Além de toda a história que remete a fantasias de anti-heróis e outras classificações, Vilões traz em suas páginas algo muito interessante: personagens carregados de uma dualidade e complexidade enormes! Geralmente tais características são pouco aprofundadas em livros do gênero, mas V.E realmente soube utilizar essas artifícios ao seu favor. Tanto Eli quando Victor são muito parecidos (conforme eu já citei anteriormente), mas o que mais me prendeu em toda a leitura é em como pessoas tão parecidas (e tão amigas) tomam caminhos completamente diferentes e estabelecem uma relação de ódio no decorrer das páginas. 



Eu estou pensando em acabar com tudo 
Autor(a): Ian Reid
Editora: Fábrica 231
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Por ser narrado em primeira pessoa, entramos naquela história de uma forma muito intensa... Isso me fez ler MUITO rápido, o livro não é exatamente grande (tem cerca de 220 páginas) mas acabamos sedentos por mais. O último terço do livro é especialmente alucinante e conta com diversos elementos surrealistas que atribuem em MUITO a todo o contexto da história. Mais do que indico este livro pra quem busca um suspense psicológico inteligente e com diálogos afiados!





Os testamentos
Autor(a): Margaret Atwood
Editora: Rocco
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Em Os Testamentos não temos a retomada dos personagens que compuseram o primeiro livro (com uma exceção que eu falarei mais tarde), o que foi um grande alívio pra mim, porque gosto muito da forma como o Conto da Aia é escrito. Mas mesmo evitando ter uma relação direta com o primeiro livro, Atwood continua utilizando o mesmo modo de escrita: com sua personagem transcrevendo suas memórias em primeira pessoa. Aqui, ao invés das transcrições de Offred, temos a perspectiva de três mulheres de dentro e fora de Gilead. Os Testamentos com certeza entrará na lista de melhores do ano, pessoal. Quem ainda não leu, por favor, corra! E ah, um detalhe importante, a autora utiliza de elementos da série pra construir sua nova história, quem não assistiu a série até a segunda temporada pode perder algumas referências! Elas são importantes, mas não fundamentais pra leitura.


2 comentários:

  1. Oie!

    (vi o blog numa postagem do facebook e vim conhecer heheheheh e já aproveitei pra seguir )
    vamos a postagem: eu não li nenhum dos livros, mas vi o filme do mal nosso de cada dia e gente do céu
    quase passei mal no filme, acredita? Acho que sou um pouco sensível para obras Às vezes kkkkk
    no entanto, é um tema interessante
    Não sei se no livro é assim, mas achei muito interessante como as partes se ligam no final, hein?
    Um feliz ano novo a toda equipe!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Ai ai rs
    O Mal Nosso de Cada Dia ainda é um dos livros mais desejados, já que vi o filme e amei! Os Testamentos também vou precisar dar um jeito de ler nesse ano.
    Estou Pensando em Acabar Com Tudo eu só vi a adaptação e estou moscando até hoje rs
    Vilão está entre minhas melhores leituras do ano passado também e em breve, lerei Vingança!!!
    Beijo e oh, um novo ano inteiro de paz, alegrias, saúde,muitas leituras e? Vacina!!!

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!